5 conselhos de empreendedoras para mulheres que querem ter um negócio


Iniciar um negócio é uma jornada cheia de obstáculos. Se você for mulher, pode encontrar algumas barreiras a mais.

O Brasil tem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras, em um universo de 52 milhões de empreendedores, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM). No entanto, apenas 0,04% do volume investido em startups em 2020 foi para aquelas lideradas por mulheres, segundo um estudo feito por Distrito, B2mamy e Endeavor.

Para ajudar mulheres que desejam iniciar seu próprio negócio, EXAME coletou conselhos de algumas empreendedoras que já estão mais à frente nesse caminho. Veja a seguir:

1 – Não desista

“Meu conselho é: não desista. Por maiores que sejam as dificuldades e mais árduo que seja o caminho, nós temos força. Você mulher que quer empreender, se esse é o seu sonho, vá em frente. Eu muitas vezes ouvi pessoas dizendo que eu não ia conseguir, e eu gostaria muito de ter tido pessoas me dizendo para ir em frente.”

Iseli Reis, fundadora da Fleximedical

2 – Cuide da saúde mental e aprenda a delegar

“Saúde mental é muito importante. Nós mulheres costumamos sofrer mais com a síndrome do impostor, sei pois já passei por isso. Você precisa trabalhar a sua confiança, se você está nessa posição de liderança é porque você é capaz. Para mim, algumas técnicas como respiração, escrever sobre conquistas do dia e sobre sonhos e objetivos ajudam muito. É sempre legal também ter algum tipo de terapeuta que você possa contar. Você precisa saber delegar e confiar nas pessoas que trabalham com você. Cuidado para não focar somente nas tarefas operacionais e esquecer que você é uma líder e precisa levar a empresa para um próximo nível.”

Juliana Duarte, fundadora da SeTYou



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

2 + = 10