5 dicas simples e práticas para facilitar a limpeza da casa


Na hora da limpeza, é importante ter alguns truques nas mangas. Então, vamos te mostrar 5 dicas para facilitar a limpeza da casa. Afinal, é essencial ter um cronograma da sua faxina e ter em mãos os utensílios corretos. Então, confira agora as nossas dicas incríveis para facilitar a sua vida!

Confira 5 dicas simples e práticas para facilitar a limpeza da casa

Deixar a casa em ordem pode ser uma missão quase impossível para quem está em uma rotina cheia de tarefas e só quer descansar ao chegar em seu lar. Entretanto, manter a sua casa limpa e organizada é essencial para evitar alergias e doenças respiratórias, além de otimizar o seu tempo no famigerado dia da faxina. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas para facilitar a limpeza da casa com simplicidade e praticidade. Confira a lista.

Mantenha a casa organizada

Ao longo da semana, tendemos a deixar os objetos e as roupas espalhadas pela casa. Acabamos esquecendo de tirar as roupas do varal e tantas outras situações as quais acabam tornando a sua faxina tão longa a ponto de tomar quase todo o seu tempo livre no fim de semana. Então, mudar esse hábito é essencial para facilitar a sua faxina no fim de semana. Mas, como fazer isto?

Divida a faxina em pequenas atividades ao longo da semana

Por exemplo: Na segunda, você pode lavar o banheiro e limpar o quarto. Na terça, você pode colocar as roupas para lavar e passar um pano úmido no chão. 

Além disso, defina um lugar para cada coisa dentro de casa. Essa é uma forma de manter a sua casa sempre organizada.

Aprenda a jogar fora

Possuir muitos objetos pode dificultar a limpeza e a organização da sua casa, visto que, podem acumular poeira e transmitir uma sensação de bagunça ao ambiente. Por isso, tire um tempinho para organizar e separar os objetos que você usa e os que não usa. Então, a partir disso, guarde os objetos úteis em caixas organizadoras ou gavetas e defina qual será o destino dos objetos inutilizados por você: doações, vendas ou descarte.

Crie um cronograma para facilitar a limpeza da casa

Como apontado acima, manter sua casa organizada é um hábito que facilita a limpeza no dia da faxina. O cronograma de limpeza é uma ferramenta que pode te ajudar a otimizar o seu tempo.

De acordo com o site Cleanipedia, o ideal é criar três cronogramas: diário, semanal e mensal. 

  • Diário: atividades rotineiras, tais como lavar louça e colocar o lixo para fora; 
  • Semanal: limpeza do banheiro e dos outros cômodos da casa; 
  • Mensal: uma limpeza mais detalhada, a famigerada faxina. 

Para montar os três tipos de cronograma, é interessante avaliar a sua rotina e escolher os dias mais adequados para a execução de cada tarefa. Por exemplo, a limpeza dos banheiros e dos cômodos tende a demandar mais tempo. Então, é interessante programar esta atividade para um dia em que você tenha mais tempo livre. 

Invista em acessórios para limpeza

A indústria de eletrodomésticos vem criando acessórios para limpeza doméstica que podem ser uma mão na roda em sua faxina. Com eles, você não desperdiça tempo e ainda deixa tudo brilhando. Por isso, vale a pena investir uma graninha nos seguintes equipamentos:

  • Aspirador de pó: com ele, você retira rapidamente toda a poeira da sua casa e previne alergias e problemas respiratórios;
  • Mop para limpeza: o acessório é um excelente substituto do rodo, pois ele faz uma limpeza úmida no ambiente e não suspende as partículas de sujeira no ar.

Caso o seu orçamento esteja reduzido, lembre-se que você é brasileiro e a gambiarra está ao nosso lado. Assim, pegue uma meia quente e encaixe-a em um rodo. Prontinho, você criou o seu esfregão caseiro. 

Sempre tenha os produtos básicos para a faxina

Sempre tenha os produtos básicos para a faxina - Reprodução Canva
Sempre tenha os produtos básicos para a faxina – Reprodução Canva

Estar em frente à gôndola do supermercado é ficar encantado com a infinidade de produtos criados para deixar a sua casa limpa e, ao mesmo tempo, ficar em dúvida sobre quais produtos você realmente precisa. Pensando nisso, criamos uma lista de produtos coringa que você não pode deixar de ter em casa:

  • Detergente;
  • Desengordurante;
  • Pano multiuso;
  • Água sanitária;
  • Desinfectante; 
  • Sabão em barra e sabão em pó; 
  • Lustra móveis.

Em caso de alergia, não esqueça dos seus produtos caseiros!

Em uma casa limpa e organizada, a alergia não se cria. Mas e quando você já a tem? O segredo é investir em produtos naturais, os quais podem ser feitos em casa. Neste caso, o produto coringa é o limpador multiuso, composto por: água, bicarbonato de sódio e vinagre branco.

Veja o que é sucesso na Internet:



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

76 − = 69