Desenvolvimento pessoal: dicas importantes

Desenvolvimento pessoal

Embora estejam ligados, são diferentes: o desenvolvimento pessoal refere-se ao crescimento interno, e o desenvolvimento profissional centra-se na aprendizagem que o levará a alcançar posições mais elevadas na sua carreira.

Nesta perspectiva, o indivíduo que não evolui tanto pessoal como profissionalmente tende a ser deixado para trás, e é essencial compreender o assunto e estar consciente das principais características que as empresas observam em ambas as áreas. Se estiver preocupado com a sua carreira e quiser saber algumas dicas sobre o desenvolvimento pessoal e profissional, basta verificar os parágrafos seguintes!

Desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional abrange qualquer competência técnica, ou seja, toda a aprendizagem que visa permitir ao profissional empregar os meios e recursos para alcançar resultados.

Por outras palavras, tudo o que vise alargar a sua visão e capacidade profissional pode ser considerado desenvolvimento profissional. Isto pode acontecer através de formação, formação académica, cursos gratuitos, cursos técnicos, etc.

É possível considerar como desenvolvimento profissional:

  • Formação para conhecer a ferramenta Office;
  • Formação técnica em RH;
  • Curso gratuito de línguas;
  • Licenciatura em administração;
  • Pós-graduação em marketing.

Desenvolvimento pessoal

Embora o nome “desenvolvimento pessoal” implique que é algo restrito à esfera privada, este desenvolvimento também se refere à esfera profissional, mas ao contrário do anterior, envolve mais aptidões e competências comportamentais e naturais, e está intimamente relacionado com os traços de personalidade de cada pessoa.

Alguns exemplos de desenvolvimento pessoal

  • Inteligência emocional;
  • Espírito de liderança
  • Aprendizagem contínua;
  • Comunicação assertiva;
  • Inovação e criatividade.

Vale a pena salientar que qualquer competência no contexto do desenvolvimento pessoal pode ser adquirida e melhorada com formação, através de um plano de desenvolvimento individual. A prática irá permitir que a competência visada se torne cada vez mais natural.

Desenvolvimento pessoal vs. desenvolvimento profissional

Ambos os desenvolvimentos (pessoal e profissional) concentram-se em alargar as competências duras e as competências transversais de cada pessoa.

Mas o desenvolvimento profissional, especificamente, diz respeito à aquisição e melhoria relacionada com a carreira que tornará o profissional mais qualificado.

Por outro lado, o desenvolvimento pessoal refere-se ao progresso como um todo, centrando-se na melhoria contínua dos aspectos físicos, emocionais, psicológicos, comportamentais, espirituais, e interpessoais.

Como melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional?
Num mundo rodeado de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, estar em constante aprendizagem é essencial para permanecer no jogo, especialmente quando se trata do universo empresarial.

Se compreende isto e quer saber que acções deve tomar para se desenvolver pessoal e profissionalmente, veja as próximas dicas!

Identifique os seus objetivos

Antes de mais, é preciso estar ciente das competências pessoais e profissionais que se pretende adquirir. Pense: que elementos acrescentaria à sua vida profissional?

Escreva num caderno ou em qualquer outro lugar a que tenha acesso constante para fazer deste interesse um objectivo, com prazos a cumprir. O planeamento estratégico pessoal é fundamental para que um objectivo possa ser alcançado.

Faça um mapa das alternativas que pode utilizar

A tecnologia actual torna possível o seu desenvolvimento pessoal e profissional de várias maneiras. Pode contar com livros, e-books, cursos online e offline, podcast, seminários, formação, gamificação, TEDx, e muitas outras formas.

Algumas destas opções são completamente gratuitas, e só tem de investir o tempo necessário para adquirir a aprendizagem necessária e, consequentemente, para se destacar como profissional no mercado.

Se a sua dificuldade está exactamente em reservar tempo para se desenvolver, pense em possíveis circunstâncias das quais pode tirar partido. Use o seu tempo no metro para ler um livro ou ouvir um podcast; troque redes sociais por um TEDx. 15 minutos que reservar do seu tempo é suficiente para aprender ou melhorar alguma competência ou habilidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

− 5 = 1