O espanhol Carlos Alcaraz eliminou dois italianos em um dia para chegar à segunda final de ATP, aos 18 anos. Ele contabiliza apenas um título, no ATP 250 de Umag, na Croácia, no ano passado.Para chegar à principal decisão da carreira, Alcaraz derrotou o italiano Fabio Fognini por 6/2 e 7/5, horas após derrotar o favorito Matteo Berrettini nas semifinais do Rio Open. Ele jogará domingo contra o argentino Diego Schwartzman, às 17h30.
Rio Open:
Schwartzman mostra resistência, vence Cerúndolo e vai atrás do bicampeonato do torneio
– Duas partidas no mesmo dia, duas partidas muito duras contra dois grandes jogadores. Estou surpreso comigo mesmo e muito feliz por estar na minha segunda final de ATP – disse Alcaraz, 29º do mundo, que fez sua estreia em torneios ATP no Rio Open de 2020, aos 16 anos.
A juventude de Carlos Alcaraz, 16 anos mais novo que o adversário Fabio Fognini, fez diferença no primeiro set. O espanhol usou todos os seus recursos para quebrar dois serviços e fechar em 6/2. Com um primeiro saque potente e muita agilidade, o jovem de 18 anos chegou com facilidade nas bolas mais difíceis e conseguiu imprimir a técnica mais refinada quando necessário.
Além dos 34 anos, o italiano vem de maratona de jogos de simples e duplas, que ficaram encavaladas por causa das chuvas que paralisou o Rio Open nos últimos dias. Inclusive, ele ainda vai jogar domingo a semifinal das duplas com o compatriota Simone Bolelli contra Andrés Molteni (ARG)/ Santiago González (MEX).
Novo Nadal?
Uma das estrelas do Rio Open, Alcaraz fala sobre pressão, relação com Nadal e objetivo de top 10 em 2022
No segundo set, assim como no jogo contra Berrettini, Alcaraz começou oscilando demais, e Fognini aproveitou para encaixar seu jogo e quebrar o saque do adversário. Ambos, no entanto, proporcionaram jogadas de alto nível na quadra central para deleite da torcida. O espanhol recuperou o ritmo, acertou as bolas curtas, devolveu a quebra, salvou alguns break points e voltou ao jogo em 4 a 4.
No 11º game, Alcaraz mostrou todo seu repertório e sua velocidade para alcançar todas as bolas. Foi assim que conseguiu chegar na bola curta de Fognini e quebrar o serviço do italiano, que quebrou a raquete e foi advertido.
Rio Open:
Neto de carioca e fã de feijoada, italiano Matteo Berretini fala de sua relação com o Brasil
Sacando para a vitória, Alcaraz não teve dificuldades e fechou o jogo em 7/5.
