Após vazamentos, ainda é seguro fazer transações por Pix?


Com mais um vazamento do Pix neste ano, muitas pessoas estão inseguras com o Pix. No entanto, o Banco Central informou que o Pix é seguro e que os vazamentos ocorreram por causa das instituições financeiras. De acordo com o Banco Central, elas não cumpriram as medidas corretas de segurança informadas no regulamento da ferramenta.

É provável que você também goste:

Instituições onde vazaram os dados do Pix devem ser punidas

BC comunica vazamento de dados de 2,1 mil chaves Pix

Depois do Nubank, Pix para Binance é bloqueado pelo Banco Inter

Banco Central defende que Pix é seguro

Segundo especialistas em segurança da informação, o Pix é seguro, mas é necessário estar atento aos golpes. Afinal, os criminosos não possuem dados como a senha do cartão de crédito ou do banco, mas podem usar de alguma engenharia social para conseguir mais informações.

Golpes aumentaram

De acordo com a Febraban e o UOL, no primeiro semestre de 2021, as fraudes aumentaram em 65%. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, a cada 17 segundos é realizada uma tentativa de golpe em um CPF.

Um dos golpes mais comuns, que cresceu em 27%, foi o do falso motoboy.  Nesse golpe, o criminoso liga fingindo que é do banco e informa que seu cartão foi clonado; em seguida, ele solicita que o usuário ligue para a central de atendimento do cartão. Após seguir a orientação, os criminosos interceptam sua ligação e fingem que são da central de atendimento para a qual você ligou. Os golpistas ainda pedem seu endereço e informam que você deverá entregar seu cartão para um motoboy do banco. Ao fazer isso, você estará caindo no golpe.

É importante lembrar que o banco em hipótese alguma solicitaria endereço, senha e também não busca o seu cartão em casa. Caso liguem para sua casa com essa intenção, saiba que é um golpe. Avise a polícia caso você seja vítima dessa tentativa de golpe e fique atento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

67 − 64 =