Como vender na internet: 10 dicas de ouro

Como vender na internet

Para vender, seja qual for o seu negócio, tem de satisfazer o cliente. Na Internet, a lógica é a mesma. Mas para ter sucesso no mundo online, é preciso conhecer os factores-chave do mercado digital. O back office de uma loja online inclui logística, gestão de encomendas, inventário, relatórios e facturação.

Confira a seguir as 10 dicas de ouro de como vender na internet:

1. Estar pronto para entrar em linha

Antes de dar o primeiro passo, é preciso compreender o que está por detrás do comércio electrónico: que investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing … Desenvolver um plano de negócios. Tenha também em mente que é possível competir em nichos onde uma pequena empresa pode ser mais eficiente, ou num mercado de massas onde a concorrência será essencialmente baseada no preço.

2. Tenha um website 100% funcional

Tudo o que está disponível na web deve funcionar da melhor forma possível. O cliente deve ter um histórico ao entrar na loja. Caso contrário, desistirão com um clique e quase não voltarão. Os problemas mais comuns são: um site lento, imagens muito pequenas, um grande número de anúncios, pouco contraste entre o fundo da página e uma cor de letra inadequada.

3. Seja sincero

Não se deve prometer o que não se pode entregar. Também é bom não deixar o cliente confuso sobre, por exemplo, a taxa de envio ou o prazo de entrega. Isto garantirá a fiabilidade do site e pode ser um factor decisivo na compra. Já de um ponto de vista jurídico, uma empresa deve cumprir as regras vinculativas para o funcionamento de lojas online.

4. Obsessão com a logística

Ao comprar através da web, não há contacto físico, o que cria uma grande expectativa no cliente de que irá receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou inferior ao tempo acordado no local e as mercadorias devem chegar impecavelmente embaladas. Sempre!

5. Oferecer múltiplos canais para os clientes

É essencial ter uma presença nas redes sociais, criar um blogue, ter um chat ou e-mail específico para o serviço ao cliente, além de ter um número de telefone claramente visível no website. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente à loja, pois o comprador pode sentir a necessidade de contactar a loja antes, durante e após a compra.

6. montar uma equipe pronta e bem treinada

Cuidar do conteúdo, design, tecnologia da informação e questões relacionadas com o marketing. Todos estes profissionais precisam de falar, comunicar e integrar-se uns com os outros para alcançar o sucesso no trabalho que cada um deles faz.

7. Anuncie

Uma boa maneira de começar é fazer testes com pequenos investimentos e medir os resultados (para verificar se há um aumento de cliques, visitas e vendas). Há muitas formas de criar anúncios na Internet: em links patrocinados (destacando o negócio em motores de busca como o Google e Yahoo) ou através das redes sociais.

Em todos estes formatos de publicidade, o pagamento por clique é comum.

8. investir em SEO (optimização para motores de busca)

A tradução do termo optimização para motores de busca já diz muito. O trabalho de SEO é optimizar um website e dirigir os motores de busca para destacar o seu conteúdo. Os motores de busca são a principal fonte de informação para quem navega na web actualmente. Por conseguinte, é importante ter um site bem classificado nestes motores de busca para poder ser visto.

9. Ter um website seguro

Há várias empresas que oferecem protecção da web, análise de vulnerabilidade e serviços de bloqueio de ataques para garantir um sítio seguro. É necessário avaliar a solução ideal para a dimensão do negócio, mas não se deve esquecer de garantir a segurança do cliente no momento da compra, pois este é um dos factores decisivos para a compra no mercado digital.

10. investir na gestão de empresas

O back office (‘back of the counter’) é a estrutura física completa nos bastidores de um website de loja online e deve ser gerido de modo a garantir que o produto comprado pelo cliente é entregue de acordo com as especificações e com a data acordada.

Dicas de bônus

Para além das três estratégias acima referidas, existem várias dicas valiosas que podem ajudar a sua indústria a compreender como vender pela Internet e aumentar as receitas de uma forma completamente positiva. Verifique-os:

PRESTE ATENÇÃO À QUALIDADE DA SUA PUBLICIDADE NA INTERNET

O crescimento das vendas pela Internet no Brasil já não dá lugar a atitudes amadoras, devido à competitividade que o mercado apresenta. Portanto, antes de começar a publicitar os seus produtos/serviços, planeie e seja profissional. Adoptar uma atitude empreendedora e dedicar-se a ela ao máximo.

Isto significa não pensar numa loja online como apenas um website que exibe os seus produtos para venda. Pense nisso como uma forma de tornar a sua indústria competitiva no mercado, e pode aumentar significativamente as suas receitas.

ESCOLHER UM NICHO DE MERCADO NO QUAL POSSA OPERAR

Competir com as grandes empresas do país pode ser muito difícil. Portanto, é melhor escolher um segmento específico no qual a sua empresa irá operar e no qual tem grande experiência.

Se tiver autoridade no que vende, transmitirá mais confiança aos consumidores e ganhará a sua confiança. E isso é muito importante.

Além disso, é importante manter-se actualizado, fazer pesquisas regulares, especialmente quando se cria um conceito de loja virtual e quando se pretende lançar novos produtos.

TREINA-TE A TI PRÓPRIO!

A Internet está em constante mudança, coisas novas estão a aparecer todos os dias. Para tal, é necessário comportar-se como um empresário: fazer cursos, procurar informação sobre o tema sobre o qual quer saber mais, tentar ir a reuniões e eventos relacionados, e falar com pessoas que já estão a trabalhar. Isto irá ajudá-lo a compreender e a encontrar novas técnicas de venda pela Internet.

MELHORAR A USABILIDADE DA SUA LOJA ONLINE

Certifique-se de que as páginas do seu sítio web são apresentadas de forma clara e objectiva, além disso, deve ser fácil visualizar os seus produtos e conter imagens de qualidade e as suas descrições. Desta forma, os clientes poderão encontrar facilmente os seus produtos. Uma maneira de o conseguir é criar categorias.

SEJA VERDADEIRO

Prometa apenas o que puder entregar. O prazo de entrega deve ser verdadeiro e não cometer o erro absurdo de mentir ou tentar enganar o cliente de má fé para o impressionar. Idealmente, deverá prometer um prazo ainda mais longo para evitar reclamações. O mesmo se aplica às promessas de envio gratuito e descontos. Se foi prometido, cumpre-o, afinal de contas, o acordado não vale a pena.

Quer ter sucesso no mundo do Marketing Digital conseguir conquistar a sua renda extra e obter sucesso apenas trabalhando na internet, saiba mais abaixo.

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