Aprenda tudo sobre SEO! Saiba mais

SEO

SEO é o processo de otimização de websites e conteúdos para que os motores de busca prefiram as suas páginas e as coloquem no topo dos resultados de pesquisa. SEO significa Search Engine Optimization (Optimização de motores de busca).

SEO é um conjunto de técnicas que visam melhorar a visibilidade de um website nos motores de busca como o Google, gerando assim mais tráfego (gratuito) orgânico e autoridade.

Se tiver um website, provavelmente já se apercebeu que não basta apenas colocar o seu projecto em linha: é preciso tráfego.

Sem tráfego, é muito difícil gerar pistas e vendas.

As probabilidades são, se estiver a ter dificuldades em realizar vendas no seu negócio, uma das razões deve ser a falta de uma audiência no local onde está a facturar online: o seu website.

Os motores de busca são a fonte mais comum de tráfego para qualquer portal, por isso é importante estar bem posicionado na página de resultados.

Os clientes vêm ao seu website quando procuram tópicos no seu mercado. A questão é: vai deixá-los ir para os sítios Web dos seus concorrentes?

Vantagens de fazer o SEO bem feito:

A essência de SEO é atrair novos visitantes, e com mais visitantes vêm mais possibilidades de conversão (chumbo ou compra). Assim, com um bom SEO pode aumentar as suas vendas, visualizações de páginas, número de leads, subscritores de canais ou qualquer que seja a sua métrica de conversão.

É importante salientar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar o número de visitantes através da compreensão do seu website e da confiança/autoridade percebida pelos motores de busca. Uma vez terminado o trabalho, quando o site aparecer bem nas buscas, será devido à confiança/entendimento.

Em média, notamos que um projecto de SEO começa a produzir resultados após 4 meses de arranque. Antes disso apenas se o website tiver algum problema estrutural ou algo grave que impeça os motores de busca de ler o conteúdo/website.

Assim, o nosso guia de SEO reúne um conjunto de técnicas que derivam da experiência dos profissionais da Agência Mestre, na procura dos melhores resultados de pesquisa, pelo que é muito importante rever sempre este guia, pois podem surgir novos desenvolvimentos ao longo do tempo.

Esperamos que goste:

Criação de conteúdos relevantes: uma das técnicas básicas de SEO

É impossível começar a falar de técnicas de SEO sem mencionar a qualidade do conteúdo. Esta é a matéria-prima da optimização dos motores de busca, uma vez que o conteúdo atrai e envolve o público e serve ao Google para indexar as páginas.

Por conseguinte, é necessário criar conteúdos verdadeiramente relevantes para a sua personalidade que abordem questões e necessidades ao longo da viagem de compra.

Para isso, vale a pena ir para além dos posts superficiais no blogue. Trabalhe também com conteúdo denso e aprofundado, ofereça informação que só a sua perícia e os seus casos podem fornecer, e trabalhe com uma variedade de formatos (ebook, infográfico, quiz, podcast, etc.) que mantenham o seu público envolvido.

Utilização do campo semântico de palavras

A utilização de palavras-chave tem sido sempre uma das principais técnicas de SEO. O problema é que muitos profissionais começaram a repeti-los insistentemente em conteúdos, manchetes, entre legendas, imagens e URLs. Isto é prejudicial para a experiência do utilizador nos sítios web.

O Google melhorou então o seu algoritmo. Agora, a fim de indexar páginas e compreender do que se trata, é capaz de compreender as variações de palavras-chave e termos de significado semelhante que constituem o seu campo semântico.

Por exemplo: se a palavra-chave for “inbound marketing”, pode inseri-la naturalmente no conteúdo e continuar a utilizar os termos “marketing de atracção” e “funil de venda”, que também se relacionam com o tópico. Desta forma, o texto torna-se mais agradável para o leitor e, ao mesmo tempo, mais compreensível para o Google.

Trabalhar com marketing conjunto

A construção de ligações é uma das técnicas básicas de SEO. A obtenção de ligações em atraso de outros sites relevantes mostra ao Google que tem autoridade sobre o tema. Mas a questão é: como obter essas citações?

Uma maneira de o fazer é trabalhar com um comerciante colaborativo. Esta estratégia consiste em estabelecer parcerias com outras empresas relevantes no mercado para produzir material que seja de interesse tanto para os seus clientes como para o público do seu parceiro.

Assim, quando a outra empresa publica conteúdo e cria um backlink para o seu sítio, obtém uma ligação autorizada, bem como tráfego qualificado que está interessado no que oferece.

Oferta de design responsivo

O design reactivo já não é uma tendência em SEO é uma realidade cuja importância muitas empresas ainda não compreenderam.

Se os utilizadores estiverem a aceder ao seu site a partir de diferentes dispositivos, terá de lhes oferecer uma boa experiência em cada ecrã. Portanto, o seu site precisa de ser funcional e de fácil utilização independentemente do dispositivo (desktop, tablet ou smartphone) que o visitante esteja a utilizar.

O Google recomenda vivamente que as páginas utilizem um design que dê resposta. Na verdade, este é um dos poucos factores de classificação no algoritmo que o motor de busca revela abertamente.

Acelerar páginas para dispositivos móveis

Outra dica SEO móvel é o Accelerated Mobile Pages (AMP), que são páginas mais rápidas e mais eficazes para dispositivos móveis. Em geral, a sua concepção é leve e o código é simplificado, permitindo-lhes carregar rapidamente.

Ter páginas AMP não significa que será favorecido no posicionamento de resultados. No entanto, oferece uma melhor experiência aos visitantes do site ao implementar uma prática que é um dos factores de classificação do Google: melhorar a velocidade do site.

Independentemente de como aplicar as técnicas de SEO explicadas neste artigo, é necessário compreender que o trabalho tem de ser estratégico e não apenas operacional.

É por isso que precisa de ter um plano com metas, objectivos e prazos – que sustente a implementação das técnicas de modo a que estas produzam os resultados que a sua empresa espera.

É sempre importante monitorizar os retornos que as técnicas de SEO, juntamente com outras estratégias de marketing digital, geram para o negócio.

Quer aprender a fazer a gestão de SEO do seu negócio e a montar a sua estrutura dentro do Marketing Digital.

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