bancos oferecem antecipação do valor


Em 2022, é possível declarar o Imposto de Renda até o dia 29 de abril. Uma das regras da Receita Federal é a de que a restituição da tributação excedente é feita por ordem de entrega da documentação. Ou seja, quem declarar antes, poderá receber o pagamento da restituição também mais cedo.

Porém, para aqueles contribuintes que desejam possuir uma renda extra ainda nos primeiros meses do ano, há uma opção para adiantar o processo. Isso porque os bancos já estão oferecendo à clientela a oportunidade de antecipar o valor. Então, para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Receita alerta sobre novo golpe de saque imediato da restituição do IR

Imposto de Renda: o que define quem recebe restituição e quem deve pagar ao Leão?

Bancos oferecem antecipação de restituição do Imposto de Renda 2022

Primeiramente, é preciso explicar que a restituição será feita em cinco lotes. Portanto, os declarantes podem receber o dinheiro em cinco datas diferentes. Assim, como explicamos, quem entregar primeiro, recebe primeiro, e daí por diante. Além disso, professores, idosos e pessoas portadoras de deficiência passam na frente.

Em 2022, as datas determinadas pela Receita Federal para a restituição são 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. Contudo, para quem deseja receber os valores ainda antes, existe uma alternativa. Quem quiser ter acesso ao dinheiro, poderá contratar um serviço de crédito, com taxas de juros. Com isso, o banco antecipa o valor equivalente ao do pagamento da Receita.

Dessa forma, trata-se de um empréstimo com garantia. Logo que você recebe o valor da restituição, pode fazer o pagamento. Para saber se vale ou não a pena fazer a contratação, tudo depende das taxas. Nesse caso, elas variam de acordo com a instituição, mas a maioria já está possibilitando a operação.

Confira as taxas determinadas por cada banco

Por fim, cada banco determina qual a percentagem do valor total que pode ser adiantada. No caso do Santander, por exemplo, a função já está disponível e pode ser solicitada pelo aplicativo do banco, internet banking, central de atendimento, ou pessoalmente. A linha de crédito tem taxa a partir de 1,69% ao mês, se adaptando conforme o perfil de cada cliente.

Já no Itaú Unibanco, as taxas ficam em 2% a.m., ajustável ao segmento e relacionamento do cliente com o banco. Mais uma vez, é possível solicitar a ferramenta via aplicativo, site e agências, além de caixas eletrônicos e teleatendimento. O Banco do Brasil também permite antecipar até 100% do valor da restituição do IRPF, com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês. Na Caixa, o limite máximo é de 75% do valor, e a taxa parte de 1,78% ao mês.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

+ 88 = 96