busca por valores esquecidos chega a quase 90 milhões de consultas


Segundo o Banco Central (BC), cerca de 90 milhões de pessoas físicas e jurídicas já realizaram consultas ao sistema Valores a Receber, que mostra se há valores esquecidos em instituições financeiras.

O site Valores a Receber do Banco Central foi aberto na noite do dia 13 de fevereiro de 2022 e, até o dia 16 do mesmo mês, às 18h, já tinham sido registradas 86.997.576 consultas

Do total, 85.312.803 consultas foram realizadas por pessoas físicas e 1.684.773 por pessoas jurídicas. Segundo o Banco Central, 17.773.019 consultas, que correspondem a 20,4% do total, resultaram em saldos a resgatar, sendo 17.531.498 de pessoas físicas e 241.521 de empresas.

É provável que você também goste:

Banco Central orientará órfãos e viúvos sobre como sacar valores esquecidos

Como elevar o nível da conta do Gov.br para consultar Valores a Receber

Além de valores a receber do BC, você pode ter dinheiro esquecido na revisão do FGTS

Calendário de devolução dos Valores a Receber

A consulta no site Valores a Receber está liberada para qualquer cidadão ou empresa, que podem acessar o site em qualquer horário. Entretanto, caso haja valores a receber, é preciso aguardar o calendário que será baseado na data de nascimento e, se for empresa, terá como base a data de sua fundação. O sistema informará a data e o horário em que o usuário poderá ver quanto tem disponível e solicitar o saque. Confira o calendário:

Data de nascimento (pessoa)

Data de criação (empresa)

Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11 de março 12 de março
Entre 1968 e 1983 14 a 18 de março 19 de março
Após 1983 21 a 25  de março 26 de março

 

Se o usuário perder o dia em que foi agendado, haverá a repescagem nos dias mencionados acima, das 4h às 24h. E se ainda assim o usuário perder a repescagem, ele poderá solicitar o resgate a partir do dia 28 de março, independentemente da data de nascimento ou fundação da empresa.

O Banco Central afirma que não é necessário o cidadão se preocupar caso perca as datas, pois o direito de reaver os valores já é definitivo e o dinheiro continuará sendo guardado pelas instituições financeiras até a solicitação do saque por parte do correntista.

Como consultar se tenho valores a receber?

Para consultar se você tem valores a receber junto ao Banco Central é necessário seguir alguns passos:

  • Acessar o site do Valores a Receber;
  • Informar o CPF ou CNPJ;
  • Caso haja valores a receber, o sistema indicará uma data para que você volte ao site e solicite o dinheiro disponível;
  • Ou seja, nesse primeiro acesso não será possível verificar o valor a ser resgatado, somente a partir do dia 7 de março;
  • A data será gerada automaticamente pelo sistema.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

+ 40 = 49