CEO da Azul diz que governo está agindo com rapidez nunca vista para resolver problema dos combustíveis


O aumento dos combustíveis tem sido um dos assuntos mais comentados nos últimos dias. No Brasil, a alta tem gerado debates, memes e até mesmo manifestações por parte de algumas classes.

Diversos pessoas estão se pronunciando sobre o assunto e uma delas foi o CEO da Azul, John Rodgerson. 

Em uma live do projeto Por Dentro dos Resultados do InfoMoney, o executivo diz ter ficado impressionado com a velocidade de aprovação de propostas que têm intenção de frear a alta nos preços dos combustíveis. 

Rodgerson foi uma das pessoas que criticaram o governo do presidente Jair Bolsonaro em 2020. Foi o ano inicial da pandemia de Covid-19 e companhias aéreas do mundo todo lidavam com as consequências da situação, mas, segundo o CEO, no Brasil não houve um rápido auxilio ao setor. 

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Na live, o CEO da Azul afirmou que, para compensar o aumento nos preços dos combustíveis, as companhias aéreas estão adotando a política de cancelamento de alguns voos. 

Rodgerson também citou que a recente queda do dólar sobre o real serviu para aliviar um pouco a pressão de custos da Azul. Ele diz que as aeronaves serão ajustadas, a capacidade será reduzida, custos serão cortados e as tarifas repensadas. 

De acordo com o executivo, a empresa tem experiência com momentos de crise, que sabe lidar com ela, além de conhecer quais são as alternativas para melhorar a situação. 

Planos da Azul para 2022

Segundo o CEO da Azul, o avanço da vacinação e a flexibilidade da companhia, que trabalha com aeronaves de diversos tamanhos, são vistos como fatores de otimismo para o desempenho da empresa neste ano.

Rodgerson ainda comemora, pois a companhia encerrou 2021 operando em 147 cidades, com a taxa de ocupação dos assentos maior do que nos dois anos anteriores. 

Para 2022, a Azul planeja começar a operar no Amazonas e em outros municípios no interior do Brasil. Além disso, a companhia pretende também chegar ao Chile e à Argentina. 

O transporte de cargas da Azul gerou lucro dobrado em 2021

No transporte de cargas, a companhia aérea conseguiu dobrar sua receita em 2021, quando comparada ao balanço de 2019 (momento pré-pandêmico). 

A estratégia da Azul inclui a utilização de aviões comerciais no transporte de cargas menores, para que dessa forma seja possível ganhar eficiência com a união das operações. 

Azul quer comprar a Latam?

Ainda em live com o Infomoney, o CEO da Azul afirmou que, apesar da compra ter sido evitada pelos acionistas da Latam, eles ainda têm interesse em adquirir a companhia aérea.

Segundo Rodgerson, a proposta realizada pela Azul a Latam foi boa, porém os acionistas da concorrente estão segurando a venda porque não desejam perder o controle da empresa. 

Situação da Latam

No começo de fevereiro, a Latam foi autorizada a enviar o plano de reestruturação para votação dos credores e poderá buscar por uma aprovação final da Justiça para sair do status de recuperação judicial. 

Em novembro de 2021, a companhia aérea chegou a anunciar um plano de reorganização financeira avaliado em US$ 8,19 bilhões. 

Sobre a possibilidade de venda para a Azul, o CEO da Latam, Jerome Cadier, disse em entrevista ao CNN Soft Business que a manifestação formal de interesse não estava detalhada o bastante. A proposta chegou a ser avaliada, mas a decisão da companhia foi de não aceitar por não ser o momento adequado para a ação.

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Imagem: SamuelVSilva / Shutterstock.com





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