Cientistas ligam confinamentos a recorde de precipitação na China


Os pesquisadores dizem que a diminuição abrupta dos gases de efeito estufa e dos aerossóis na atmosfera contribuíram para o aumento significativo de chuva

Uma equipe internacional de cientistas acredita que os confinamentos impostos na China devido à Covid-19 estão ligados ao recorde de precipitação registrado em 2020, segundo um estudo publicado no jornal Nature Communications.

Os autores do estudo dizem que a diminuição abrupta dos gases de efeito estufa e dos aerossóis na atmosfera contribuíram para o aumento significativo de chuva.

+ China anuncia nova medidas para estimular recuperação do setor de serviços ante efeitos da pandemia

“A temperatura aqueceu na terra devido à redução de aerossóis e esfriou no oceano por causa da diminuição dos gases de efeito estufa, o que intensificou a diferença entre as temperaturas na terra e no mar no verão”, explicou o principal autor do estudo, o professor Yang Yang, da Universidade de Nanjing.

Por outro lado, acrescentou, “isto aumentou a pressão do nível do mar na região do sul da China e Filipinas e intensificou os ventos que traziam ar úmido para o leste da China, que depois registou uma intensa precipitação. Como as emissões sofreram uma redução dramática no início de 2020 quando surgiu a pandemia de Covid-19 , isso causou uma abrupta e imediata alteração em vários componentes do sistema climático”, destacou Yang Yang.

Diversas regiões do leste da China registaram cheias graves em junho e julho de 2020. Centenas de pessoas morreram e milhões tiveram de ser retiradas das suas casas devido à chuva intensa que se verificou nesse verão.


Saiba mais

+ Ômicron: Sintoma inesperado da infecção em crianças preocupa equipes médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua






Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

8 + 2 =