Como deixar os pneus do carro sempre impecáveis


Geralmente, as pessoas têm um afeto muito grande com seus próprios automóveis e se esforçam bastante para cuidar deles. Seja evitando dirigir em lugares que possam danificar o carro, seja mantendo seu carro sempre limpo e com a manutenção regular. Ambas as coisas são muito importantes para manter os pneus do carro em bom estado e preservar sua qualidade. Porém, durante a lavagem, os pneus normalmente são esquecidos e recebem pouca atenção para que a sua limpeza fique completa. O que é um problema porque é uma peça que promove uma vida útil maior para o carro. Por isso, preparamos algumas dicas incríveis de como deixar os pneus do carro sempre impecáveis.

Aprenda como deixar os pneus do carro sempre impecáveis

Como deixar os pneus do carro sempre impecáveis -- Reprodução Canva
Como deixar os pneus do carro sempre impecáveis — Reprodução Canva

Os pneus de carro estão sempre no chão e sustentam o veículo de forma que ele se desloque. Sendo assim, vivem sujos e, por conta dos seus sulcos, pode ser bem difícil que você consiga limpar completamente. Mesmo assim, existem algumas dicas para que você os deixe limpos e impecáveis. Confira agora.

Rotas e viagens

É importante escolher bem as rotas de viagem, tanto do cotidiano quanto de longa distância. Talvez um atalho para o trabalho economize seu tempo, mas danifique a integridade dos pneus por passar por ruas pouco asfaltadas, com elevações ou com pequenos buracos. Além disso, em viagens muito longas, é preciso evitar estradas de terra, que normalmente possuem muitas pedras, restos de vegetação e são esburacadas. Tudo isso pode forçar a borracha do pneu e talvez até estourá-lo.

Lavagem 

É recomendado que os pneus sejam a última parte do automóvel a ser lavada, para não receber a sujeira acumulada da parte de cima no momento do enxágue.

Primeiramente, é interessante que se tire “o grosso” da sujeira para não forçar no momento da escovação. O ideal é retirar essa sujeira com uma mangueira normal, pois as mangueiras a jato podem danificar a borracha do pneu. Depois, você pode utilizar sabão neutro e espalhar com uma escova (com cerdas macias), sempre começando do topo e seguindo no sentido horário até dar a volta.

Enxágue

Novamente, depois de ensaboar, jogue água sobre o pneu com uma mangueira sem jato ou, se preferir, com um balde.

Secagem 

Não deixe os pneus secando sozinhos no sol, pois a umidade pós enxague, junto com o calor do sol, pode criar ferrugem e estragá-los. Você pode usar um pano de microfibra para secar toda a superfície dos pneus, sem deixar nenhuma água acumulada. 

Inclusive, esse é um passo importante para que você consiga seguir para a última parte da limpeza, que é aplicar um produto Brilha Pneus de sua preferência. O uso desse tipo de produto é essencial para manter o brilho e proteger os pneus contra a chuva, evitando a ferrugem.

DICA EXTRA: Limpe os pneus um de cada vez, para que o processo não fique mal acabado. Ou seja, lave, enxágue, seque e aplique o produto em um pneu e depois em outro até completar os quatro.

Cuidado com algumas falácias 

Existem dicas na internet que parecem ser boas, mas que podem, inclusive, prejudicar a aparência dos pneus. Sendo assim, veja quais produtos não utilizar.

Coca-Cola

Muitos donos de automóveis já ouviram que, aplicar Coca-Cola sobre os pneus, é bom por conta da alta concentração de carboidratos. Isso não é totalmente mentira, já que o açúcar tem uma interação positiva com a borracha. 

Mas, a Coca-Cola é uma bebida extremamente ácida e cria uma interação negativa, degradando a primeira camada de borracha do pneu e o deixando exposto, por exemplo, à temperatura quente do asfalto.

Derivados de petróleo

Parece muito lógico utilizar produtos feitos a partir do petróleo para deixar os pneus brilhosos e mais escuros. Não é que não se possa usar, mas é preciso usar com cuidado. Isso porque o efeito acaba muito rápido e deixa o pneu mais úmido, causando aquilo que já sabemos: um ressecamento da borracha, que, por consequência, cria ferrugem.

Uma solução caseira para você deixar seu pneu ainda mais brilhoso

  • 270ml de água;
  • 90ml de glicerina;
  • 90ml de álcool.

Coloque todos os ingredientes numa vasilha e misture bem. Se for possível, é interessante realizar o processo de pulverização da mistura antes de aplicar sobre os pneus. 

No caso, você pode utilizar aqueles borrifadores para aplicar, pois assim o líquido já sai pulverizado. Depois, você pode utilizar uma esponja para espalhar o líquido nos pneus, lembrando que o ideal é aplicar e espalhar em um pneu de cada vez. 

DICA EXTRA: Você pode utilizar glicerina de origem vegetal ao invés do composto derivado do petróleo, pois, assim, você conseguiria obter o mesmo efeito, já que continua sendo glicerina, sem o risco de ressecamento causado pelos derivados do petróleo. 

Veja o que é sucesso na Internet:



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

16 − = 11