Como descobrir se o seu CPF está sendo usado por terceiros?


Durante a pandemia, as tentativas de ataques virtuais aos dados pessoais dos brasileiros tornaram-se frequentes. 

Entre 2019 e 2020, por exemplo, a fraude phishing, técnica utilizada para extrair informações confidenciais dos usuários, aumentou em 308,17%, segundo um estudo da Axur.  

Diante desse cenário, ninguém está totalmente seguro de ter seus dados expostos. O CPF, por exemplo, pode ser um documento que pode estar sendo utilizado por terceiros sem você saber. 

Mas, afinal, como monitorar o CPF e verificar se ele está sendo usado por outras pessoas? Veja, a seguir, como consultar suas informações do cadastro de pessoa física e garantir a sua segurança virtual.

Como verificar se o CPF está sendo utilizado por outros

Para checar o seu CPF, você pode utilizar a ferramenta chamada Registrato, um serviço gratuito oferecido pelo site do Banco Central desde 2014. 

Ao acessar o sistema, é só se inscrever na plataforma e verificar se o seu documento está sendo usado indevidamente por outros. 

É possível obter um relatório que mostra se há empresas financeiras com suspeitas de fraudes e também conferir se seu CPF está sendo usado para abrir outras contas. O usuário também tem acesso a dados sobre cheques e financiamentos com seu nome. 

Além disso, também é possível verificar quantas chaves do PIX estão inscritas no cadastro de pessoa física e ter informações sobre transferências internacionais e câmbio. 

Segundo o Banco Central, apenas em 2021, mais de 7,6 milhões de relatórios foram consultados pelos brasileiros. Comparado a 2020, apenas 3 milhões de pessoas foram verificar seu CPF. 

Também há a alternativa de monitorar seu CPF pelos sites SPC Brasil e Serasa. Nas plataformas, você pode conferir as atividades que estão sendo realizadas em seu nome e se há inadimplência. 

Caso você desconfie que o seu cadastro de pessoa física está sendo utilizado de forma indevida, entre em contato com a empresa financeira que a atividade suspeita aconteceu e informe a situação. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

19 − 17 =