Marketing Digital: inserido na criatividade

Ser criativo pode ser sinônimo de inovação dentro do Marketing Digital. Para os marketeiros digitais, a criatividade é um instrumento básico. Um trabalho de criar qualquer coisa, desde bons conteúdos até às vendas para a organização, precisa de desenvolver a criatividade em todos os momentos. Longe de ser um presente ou sorte, a busca da criatividade depende de cada indivíduo. Estar num processo de desenvolvimento inovador é saber como estimular a criatividade.

Falar de criatividade é posicionar-se em relação à capacidade de um indivíduo para criar e pôr em acção novas ideias. Bem, a ideia não vale nada se não for posta em prática. Portanto, porque não reconhecer que a criatividade é a ponte entre uma ideia e a acção tangível.

estimular a criatividade
Para começar este artigo, vou apresentar a citação do escritor Edward Bono, uma das melhores definições sobre o assunto:

“Não há dúvida de que a criatividade é o recurso humano mais importante de todos. Sem criatividade, não haveria progresso e estaríamos a repetir para sempre os mesmos padrões”.

Criatividade: o que é, para onde vai?

Nos tempos antigos, a criatividade era tratada por muitos pensadores e filósofos como um dom destinado apenas a uns poucos. Os escolhidos teriam a capacidade de receber a grandeza, como uma mensagem divina.

Contudo, sejamos realistas, longe de qualquer misticismo, todos nós temos este poder dentro de nós. Enquanto crianças, a criatividade era algo natural. É uma parte essencial do crescimento e desenvolvimento da infância.

Também parte do crescimento é o estabelecimento de limites e regras, assim como a influência de pessoas próximas de si. Embora o medo de cometer erros e falhar seja o pior entre todos os podadores do nosso potencial criativo. O Bono também nos leva a esta reflexão.

O quanto cometer erros faz parte de todo o processo de desenvolvimento da criatividade:

“É melhor ter muitas ideias para que algumas delas estejam erradas, do que estar sempre certo por não ter nenhuma ideia”.

Longe de se estabelecer numa rotina comum, para saber como estimular a criatividade é necessário sair da sua zona de conforto. Explore novas realidades, pense fora da caixa, e exponha-se a novos estímulos. Só então será capaz de compreender a busca da criação.

A criatividade não pode ser associada apenas a áreas relacionadas com arte, design, ou comunicação. Toda a sociedade tem sido moldada por ideias criativas, levando-nos a produtos que são essenciais hoje em dia. O seu smartphone, o computador, e mesmo o seu trabalho freelance. Tudo surgiu como uma grande ideia na mente de alguém capaz de a pôr em acção.

Porque é que a criatividade influencia os negócios?

Aposto que está provavelmente a pensar no poder da criatividade para a publicidade. E não está enganado. No entanto, podemos dizer que ser criativo é uma grande competência, gerando vantagens a muitos níveis. Apenas como exemplo, vou pontuar algumas áreas em que ser criativo é um diferenciador:

Resolução de problemas: o desenvolvimento de soluções inovadoras está intimamente ligado à criatividade. Ter um profissional criativo permite um desenvolvimento diferenciado para um momento de crise. É um investimento no bem-estar do empregado e na sobrevivência da própria empresa.

Aumento da produtividade: todos os seus empregados ou colaboradores têm um potencial criativo. E cabe aos gestores despertar esta competência. Uma equipa valorizada tende a ter grandes resultados produtivos. O envolvimento é essencial para o crescimento do seu negócio.
Maior satisfação e menos erros: a comunicação alinhada e bidireccional favorece a apreciação e a satisfação dos funcionários. Pensar em estratégias criativas para o desenvolvimento do trabalho reduz possíveis erros, insatisfação, e rumores. Proporcionar um melhor desempenho por parte das equipas.
Olhar para o futuro: por mais que a inovação esteja associada a um conceito tecnológico, ela pode estar dentro de uma empresa como uma definição de criatividade. Estar consciente das tendências e mudanças do mercado é pensar criativamente sobre os rumos do trabalho.

Marketing e Criatividade

Após uma macro reflexão, sobre a importância do potencial criativo de uma empresa. Vamos dar a devida atenção ao marketing. Nós que trabalhamos com o marketing digital temos o dever de trabalhar de forma criativa em todos os momentos. Faz parte das nossas competências e capacidades criar novas oportunidades para a empresa.

Embora o poder criativo esteja incorporado no ADN do marketing, há dois pontos importantes a ter em conta:

Se todas as acções de marketing precisassem de uma estratégia, a criação de conteúdos não seria diferente. Pensar criativamente uma vez que o plano estratégico é o diferencial para a originalidade de todo o processo.

É exactamente o conteúdo criativo que é capaz de atrair e manter a lealdade do seu público. O conteúdo pode ser o grande diferencial para uma escolha. Desta forma, manter o pensamento criativo é a chave para se manter à frente da concorrência.

Como estimular a criatividade?

Certo, compreendemos o valor da criatividade ao longo de todo o processo comercial e dentro do marketing. Cabe-nos agora saber como estimular a criatividade a fim de desenvolver um trabalho com grande potencial.

Comportamento criativo dentro do Marketing

Antes de mais, vale a pena analisar o seu processo criativo. Quase um auto-conhecimento do seu comportamento. Todos nós temos momentos em que nos sentimos mais criativos. Tente recordar estes momentos na sua memória e explorar mais frequentemente estas experiências.

Observação

Estar consciente do nosso ambiente pode ser uma grande visão para a criatividade. Desligue-se do ecrã do seu smartphone e observe a sua vida quotidiana, os ambientes e os cenários. A criatividade nasce de um observador nato.

Refletir sobre o seu trabalho

Muitas vezes não entregamos a melhor versão capaz de ser produzida. Por isso, antes de qualquer entrega, temos de ter um olhar crítico. O que poderia ser melhorado? O que poderia ser diferente?

Evitar o senso comum é muito importante. Pensar em diferentes cenários pode promover boas ideias e soluções.

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