Como ganhar dinheiro com Instagram!

Como ganhar dinheiro

Já deve ter ouvido histórias sobre os Instagrammers que ganham dinheiro com as fotografias que tiram e partilham todos os dias. Talvez até tenha olhado para o número de seguidores e pensado: te ensinaremos a seguir a como ganhar dinheiro no instagram e faturar uma grana extra com essa rede virtual de muito entreterimento.

Tal como os bloggers, utilizadores do YouTube, e qualquer outra pessoa que tenha uma audiência concentrada no seu conteúdo, a Instagrammers já descobriu o seu alcance e influência dois elementos com os quais muitas empresas lutam.

Juntos, estes dois aspectos dão aos criadores de conteúdos Instagram a oportunidade de explorar múltiplas fontes de rendimento, quer seja para a construção de impérios ou apenas para dinheiro extra e produtos gratuitos.

Este post pretende ser um guia rápido para aqueles que querem saber como ganhar dinheiro com a Instagram, explorar ao máximo esta rede social e, quem sabe, atingir o limite dos sonhos de mil seguidores (ou mesmo mais!).

Como ganhar dinheiro com a Instagram: de quantos seguidores preciso?

Se está a pensar quantos seguidores são necessários para ganhar dinheiro com Instagram, a resposta curta é: “não tantos como pensa”.

A resposta mais longa dependerá de fatores que variam em função dos seguintes:

Em que nicho se encontra e quão bem se pode associar a uma categoria de produto (moda, gastronomia, beleza e fitness são nichos muito populares no Brasil).
O nível de envolvimento dos seus seguidores (100k falsos seguidores ou poucos envolvidos não ajuda muito).

Quais os canais de receitas que utiliza.

Os principais influenciadores do Instagram podem ganhar milhares de reais por posto e ainda mais por cada presença em eventos. No entanto, aqueles que têm um número menor de seguidores (digamos, até mil pessoas) bem empenhados também podem beneficiar – e muito!

Como ganhar dinheiro com Instagram: 4 opções para aqueles que querem começar

Dependendo da sua marca pessoal única de conteúdo na Instagram, bem como do seu público e nível de compromisso, pode ganhar dinheiro na Instagram das seguintes formas:

  • Criando postos patrocinados para marcas que queiram ser apresentadas ao seu público na rede social.
  • Trabalhar com marketing de afiliados e ganhar comissões pela venda directa de produtos de outras marcas na Instagram.
  • Criar e vender um produto físico ou digital ou oferecer um serviço pago.
  • Venda de fotografias ou obras de arte originais.

O bom é que se começar apenas com uma das opções acima, terá sempre a opção de explorar outras vias mais além.

Por outras palavras: não é necessário trabalhar com apenas uma opção quando se trata de ganhar dinheiro com a Instagram. Mas quando se trata de começar, é importante dar pequenos passos, certo?

1. trabalhar como influenciador e publicar posts patrocinados

Influenciadores são aqueles que ganharam audiência e reputação ao produzir conteúdo para redes sociais. Basicamente, são líderes de opinião que comunicam directamente com e têm um enorme impacto no seu público.

Algumas marcas tiram partido desta ligação directa entre influenciadores e seguidores. Através de parcerias e acções publicitárias, utilizam postos patrocinados para promover os seus produtos ou serviços.

Para esclarecer as suas dúvidas sobre como ganhar dinheiro com o Instagram usando postos patrocinados, explicamos como o processo funciona em apenas algumas etapas.

  • Criar conteúdo para um posto patrocinado após negociação com uma empresa.
  • Mencionar a marca ou usar um link promocional e incluir a sua hashtag.
  • Partilhe o conteúdo com os seus seguidores.
  • Receber um montante acordado para o posto.

Vale a pena notar que as marcas não estão apenas atrás de um grande número de seguidores.

Encontre marcas que trabalham consigo

Assim que tiver uma melhor compreensão do que os influenciadores fazem e tiver contado milhares de seguidores, precisa de encontrar marcas que queiram trabalhar com o seu material.

Uma forma rápida e fácil de o fazer é utilizar plataformas de marketing e websites que liguem especificamente marcas e influenciadores. Há muitas opções disponíveis, e a inscrição pode ser uma grande estratégia para aumentar as hipóteses de se chegar a uma parceria.

Cada plataforma tem os seus próprios protocolos e directrizes de contratação, mas todas elas têm grandes oportunidades para expandir a sua rede.

Outra opção é falar directamente com empresas que são relevantes para a sua categoria de conteúdo para encontrar ofertas. Se tiver um grande número de seguidores no seu perfil, eles podem contactá-lo primeiro.

O conteúdo gerado pode ser enviado directamente para as páginas destas empresas, mas normalmente este tipo de publicação é feito na própria conta do influenciador. Uma dica importante para manter a confiança e o respeito do seu público ao criar estes posts é informá-lo de que o conteúdo é patrocinado.

Para ver o que outros influenciadores estão a fazer e obter ideias de conteúdo, pesquise #publi e inspire-se.

Descobra quanto deve cobrar como influenciador

Os negócios podem ser feitos de diferentes maneiras, mais comummente cobrando por cada conteúdo produzido ou recebendo uma comissão das vendas efectuadas através de uma ligação rastreável.

Avalie e teste diferentes formatos para descobrir as formas mais eficazes de ganhar dinheiro na Instagram com o seu perfil.

Quando encontrar uma empresa que esteja disposta a contratar os seus serviços, certifique-se de que eles recebem relatórios e dados sobre as suas métricas. É aqui que a empresa avaliará os resultados da parceria e, se for benéfica para o negócio, poderão surgir novas oportunidades para postos patrocinados.

Uma informação relevante a considerar nas negociações é que a sua página não só dará acesso à marca, mas, na sua capacidade, estará a criar conteúdos valiosos.

Seja um influenciador dentro de um smartphone com uma linha de seguidores atrás de si

2. Aderir a um programa de afiliados

Outra forma de ganhar dinheiro na Instagram é tornar-se um afiliado de uma marca. Esta é uma grande opção para aqueles que não querem estar sempre no centro das atenções como um influenciador.

As campanhas de afiliação têm a ver com a geração de tráfego e vendas para marcas parceiras. Muitas vezes, um código promocional ou um link rastreável é utilizado para ganhar uma comissão sobre as compras geradas pelos links que partilha.

Uma vez que Instagram limita o uso de links na sua plataforma, tente usar apenas 1 marca na sua biografia. Se os resultados dos seus afiliados compensarem, a criação de anúncios patrocinados com os seus links pode ser uma grande estratégia para aumentar as suas receitas.

Como tornar-se um Afiliado

Para começar a praticar esta actividade, procure marcas que ofereçam programas de afiliação e candidate-se. Normalmente o seu website tem uma página dedicada chamada “Afiliados” ou “Programas de Afiliação”.

Após a sua aprovação, pense em estratégias, crie conteúdos e campanhas para promover os seus parceiros e assegurar um bom rendimento através de comissões.

3. Venda as suas fotos

Que tal uma forma de ganhar dinheiro na Instagram que esteja ligada ao seu propósito original?

Vender as suas fotografias a websites e bancos de imagens é uma óptima forma de obter rendimentos extra. Utilize Instagram para anunciar e dar valor ao seu trabalho, para que possa até encontrar clientes directamente através da rede.

Vale a pena sublinhar: É preciso ter conhecimentos de fotografia para ganhar dinheiro desta forma. Websites e clientes apreciarão e comprarão o seu trabalho se este tiver qualidade.

Gosta da ideia e é bom com uma câmara fotográfica? Não perca tempo e comece a ganhar dinheiro!

4. Crie uma biografia profissional

Uma boa biografia faz toda a diferença, especialmente porque lhe permite inserir links directos para os seus canais de comunicação ou para o seu website. Por exemplo, pode incluir uma ligação directa para que as pessoas o possam contactar no WhatsApp, para o fazer basta criá-lo através de um gerador de ligações, no JivoChat temos uma ferramenta que o faz por si.

Se pretende criar uma biografia profissional, é ideal utilizar ferramentas concebidas para o efeito. Recomendamos o Apptuts.bio, que o ajuda a colocar múltiplos links numa única página e a divulgar o link no Instagram ou noutras redes sociais.

Pode até divulgar um vídeo, um formulário ou um pixel do Facebook vale a pena usá-lo para que possa envolver as pessoas e mostrar àqueles que visitam o seu perfil o que elas podem esperar de si.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

25 − 20 =