Como montar empresa de telemarketing: Passo a passo do zero

Saber como montar empresas de telemarketing se trata de uma das melhores estratégias que o empreendedor pode oferecer aos seus clientes, visando a oferta de um atendimento personalizado, e consequentemente, proporcionar uma melhor experiência de relacionamento entre a empresa e os clientes.

 

Entretanto, é importante notar que os consumidores não possuem o mesmo comportamento que se vai antes. Nos dias atuais, onde os clientes possuem um melhor conhecimento em relação aos seus direitos, eles costumam preferir as opções de relacionamento mais cômodas e que oferecem uma solução rápida para seus problemas e dúvidas.

Um exemplo são empresas como Reclameaqui e Protocolo.net.br que oferecem serviços de apoio ao cliente reunindo milhares de reclamações diariamente sobre produtos ou serviços prestados com deficiencia.

 

Na verdade, a enorme parcela de 93% das equipes de atendimento, tem a mesma percepção, que atualmente, os clientes contam com mais expectativas em relação à experiência proporcionada pela empresa.

 

Contudo, assim como qualquer outro tipo de investimento, saber como montar uma empresa de telemarketing requer: organização, planejamento, conhecimento e estratégia. Ou seja, o que não pode faltar neste caso, são o profissionalismo e foco. Entretanto, a parte boa, é que após toda a dedicação, sua criação vai render bons resultados. Além disso, para te ajudar a montar uma empresa de telemarketing, preparamos um conteúdo completo a seguir!

Afinal, o que é telemarketing?

O telemarketing se trata de uma prática de promover a venda de um produto ou serviço por telefone. Isso pode acontecer tanto de uma forma ativa, quanto passivamente. No entanto, muitas vezes também são oferecidas atividades como SAC e suporte ao cliente. Na verdade, o mais comum hoje em dia é que cada empresa invista na criação de sua própria combinação de elementos em sua empresa de telemarketing.

 

Ao oferecer esse serviço aos seus clientes, sua conta com um serviço que pode juntar as funções de marketing, comunicação e vendas em um só lugar. Isso significa que ela pode se conectar diretamente com seu público de maneira mais fácil. A mesma coisa acontece no momento em que um consumidor tem interesse em entrar em contato com uma marca: por meio do telemarketing, ele tem acesso facilitado.

Dicas de como montar uma empresa de telemarketing

Saber o que é uma empresa de telemarketing e ter a vontade e dedicação para montar uma, na maior parte das vezes, não é o suficiente para conseguir o sucesso. Então, para te ajudar nesse sentido, listamos algumas dicas úteis a seguir!

Crie um plano de negócios

Criar um plano de negócios é o ponto de partida de qualquer projeto e deve ser o primeiro passo para quem está buscando infrações de como montar uma empresa de telemarketing ou montar um setor para prestação deste serviço dentro de uma empresa.

 

Por meio do projeto de implantação do serviço de telemarketing, é possível ter um entendimento abrangente dos possíveis riscos e possíveis problemas no serviço, de forma a poder formular medidas decisivas e planejadas para corrigir e evitar erros.

 

Portanto, é necessário realizar uma ampla pesquisa de mercado, reunindo as seguintes informações: custos estimados, estrutura física, táticas de marketing, estratégias para aumentar as vendas e o perfil dos agentes e pessoas envolvidas no projeto.

Escolha os serviços oferecidos

Após a criação do plano de negócios para montar a sua empresa de telemarketing, um passo fundamental e que não pode faltar, é escolher os serviços que a empresa vai oferecer. Os serviços disponíveis, neste caso, são:

 

  • SAC ou Central de Relacionamento: Orienta, explica e disponibiliza produtos ou serviços, além de ser o canal para receber reclamações e críticas;
  • Ouvidoria: muitas vezes descrita como a última instância de atendimento ao cliente, é o departamento que tem a responsabilidade de solucionar problemas e erros ligados aos produtos ou serviços que a empresa oferece;
  • Helpdesk: um serviço que resolve problemas difíceis ou técnicos que os clientes encontram. Se trata de um serviço amplamente utilizado por empresas atuantes com terceirização de TI;
  • Telemarketing: é um modelo utilizado para promoção e divulgação de produtos e/ou serviços. Isso é ótimo para encontrar novos clientes;
  • Assessoria de Cobranças: este se trata do canal que tem a responsabilidade de contatar os clientes devedores, negociar suas dívidas e  cuidar da quitação das mesmas.

Conheça bem o seu público-alvo

Para conseguir um planejamento realmente eficaz dos serviços a serem executados, é de extrema importância o entendimento da base de clientes a ser atendida. Assim, você pode entender quais soluções atenderão com maior eficiência às necessidades do negócio.

 

Comece se envolvendo em eventos da região, conhecendo as tendências do segmento e entendendo melhor como ele funciona e, claro, construindo uma rede de contatos. Além disso, pesquisas também podem ser aplicadas para identificar as principais dificuldades dos clientes em potencial. Assim, é possível modelar seu modelo de atendimento de acordo com as necessidades do público.

 

Por fim, podemos dar o exemplo de um gerente de contas que tinha dificuldade em acompanhar as métricas de atendimento. Nesse sentido, é possível atuar para criar formas de recrutamento que suportem os objetivos pré-definidos das suas aspirações.

 

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