Marketing Digital: o que é e como funciona?

como trabalhar com marketing digital

Sabe como funciona o marketing digital? É muito mais amplo do que comprar um domínio, pagar por um servidor e colocar um website em linha. Há toda uma estratégia por detrás da mesma que precisa de ser posta em prática. O objectivo é fortalecer a marca, conquistar o espaço online e atrair clientes.

O marketing é algo antigo e tradicional, quer seja distribuir panfletos, comprar espaço em estações de rádio ou instalar painéis publicitários. No entanto, com o surgimento da Internet, o foco é agora diferente. As empresas estão a gastar cada vez mais em publicidade na Internet, seja no Google ou no Facebook.

As pessoas no Brasil e no estrangeiro estão cada vez mais ligadas. Por conseguinte, é necessário desenvolver um bom conjunto de técnicas para conseguir que mais pessoas se interessem pelo seu negócio. No entanto, isto não é fácil, porque há muitos concorrentes. Há vários dispostos a expandir os lucros e a vender mais!

O marketing digital é uma mistura de métodos comprovados e criatividade para atrair a atenção do público alvo. Os mkts da agência estão a ganhar importância, bem como as ferramentas de optimização, uma vez que ajudam a alcançar resultados positivos. Quer saber todos os detalhes sobre este tópico?

O que é o marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de técnicas destinadas a reforçar uma marca num ambiente virtual. Destes, podem ser utilizadas redes sociais, marketing por correio electrónico e criação de blogs e sítios Web para empresas. Desta forma, as empresas podem procurar estabelecer uma relação mais estreita com o seu público alvo para reforçar a relação e aumentar a conversão.

O marketing digital é capaz de facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor, de uma forma directa e individual para cada empresa. Assim, o marketing digital é algo que não tem data de expiração e que é trabalhado ao longo do tempo. Basta usar as estratégias certas para obter os melhores resultados.

Podemos dizer que o objectivo do marketing digital é obter muitas pistas para os produtos de uma empresa. Por conseguinte, é necessário trabalhar para os transformar em clientes, adquirindo pistas e desenvolvendo uma relação estreita. Tudo isto como parte do funil de venda.

O objetivo do marketing digital é criar, expandir e construir negócios utilizando a Internet. Assim, muitas ferramentas podem ser utilizadas neste processo, tais como o Facebook, Instagram, YouTube e especialmente o Google. Com base nisto, é possível seguir os resultados e investir no que funciona.

Como funciona o marketing digital?

Para que o marketing digital funcione correctamente, é importante que haja um plano em vigor e que várias ferramentas sejam postas em prática. Inclui também a criação de conteúdos e a gestão de redes sociais.

Qualquer empresa que tente alcançar resultados no ambiente digital deve pensar numa estratégia de marketing bem desenvolvida. A Internet pode ser utilizada para vender directamente através do comércio electrónico, mas também serve como um canal para responder a perguntas de utilizadores e clientes.

Como funciona o marketing digital na condução do tráfego, no envolvimento, conversão e retenção? Estes são alguns termos técnicos que explicamos a seguir. Em geral, é utilizado para estabelecer uma ligação entre a sua marca, quer seja um fabricante ou vendedor de produtos, e os clientes. Com base nisto, são desenvolvidas campanhas para tentar alcançar os melhores resultados.

Condições técnicas para o marketing digital

Como já mencionámos, o objectivo do marketing digital é essencialmente quatro conceitos técnicos: tráfego, envolvimento, conversão e retenção.

O tráfego consiste na captação de visitantes na sua página por algo que tem atraído a sua atenção. Estão normalmente no Facebook, Instagram, Google ou YouTube. Dependendo do seu nível de familiaridade com o seu produto, uma relação pode formar-se rapidamente.

Uma vez que uma pessoa já tenha entrado em contacto com o seu produto, seja através dos meios de comunicação social ou entrando no seu website, é interessante ver que o envolvimento ocorre. Portanto, isto só acontece quando um utilizador toma uma acção, quer goste ou partilhe uma publicação.

O terceiro passo é a conversão, que ocorre quando um utilizador informa o seu correio electrónico ou realiza um dos objectivos que a campanha pretende atingir. A alternativa, então, é fornecer livros electrónicos gratuitos que só são lançados com base no correio electrónico das partes interessadas. Por conseguinte, é possível obter leads ou vendas subsequentes.

O conceito final é a retenção, que é o facto de um potencial cliente se tornar realmente um comprador e trazer lucro ao seu negócio. Portanto, pode enviar e-mails com ofertas e utilizar outras técnicas para o ajudar neste processo.

Como desenvolver o marketing digital?

Quer saber como funciona na prática o marketing digital? Geralmente, o primeiro passo é trabalhar com o Facebook Business para desenvolver campanhas para o Facebook e Instagram. Através dos Anúncios do Facebook, não é necessário ter um website para criar boas campanhas que comprovadamente se convertam.

Além disso, é importante criar um serviço Google My Business para registar a sua informação empresarial e exibi-la no Google Maps. Isto também tornará possível a criação de um website para o seu negócio, é algo simples mas pode ser útil. O registo no Google My Business é gratuito e ajuda muito com SEO local.

Uma boa maneira de trabalhar com o marketing digital é através de blogs. Assim, se tem um negócio e já tem um website, pode reservar espaço no seu blogue para falar sobre os produtos que vende ou fabrica. Da mesma forma, é possível utilizar este espaço para impulsionar a conversão.

Quais são as vantagens do marketing digital?

Quando se sabe como funciona o marketing digital, e se o pratica com aqueles que o compreendem, os resultados são excelentes. Na verdade, isto acontece porque é possível controlar os resultados das campanhas, Google e Facebook mostram dados muito precisos.

Existem 3 vantagens principais:

Análise dos resultados

Como funciona o marketing digital ao analisar os resultados? No marketing tradicional não é possível saber que campanha produziu os maiores resultados, por vezes pode-se investir em publicidade na rádio, mas a razão para o crescimento das vendas é diferente. Assim, uma das maiores vantagens do marketing digital é saber o que funcionou.

Com isso em mente, pode-se investir ainda mais no que funciona e eliminar o que não funcionou. Assim, cada empresário pode tomar diferentes medidas na procura de resultados perfeitos.

Público alvo

Como funciona o marketing digital ao analisar o seu público-alvo? As campanhas de marketing digital são dirigidas ao público alvo, o que é óptimo para evitar o desperdício de dinheiro. O Facebook e o Google permitem-lhe escolher a faixa etária, sexo, e outras características do público a quem o conteúdo será enviado.

Ao segmentar, é muito mais fácil encontrar os utilizadores que realmente vão comprar na sua loja, ou pelo menos estão interessados nos produtos. Portanto, podemos dizer que esta é uma forma de evitar o desperdício de dinheiro. Além disso, é necessário realizar um estudo para compreender o que é este grupo alvo.

Redução do investimento

Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital não requer investimentos extremamente elevados para alcançar resultados. É possível vender mais online com um investimento controlado que pode ser aumentado se funcionar. O marketing de entrada é, portanto, uma viagem sem retorno com um grande futuro.

Além disso, é possível definir claramente o público-alvo a quem o conteúdo será dirigido. Porque quando esta decisão não é tomada, é comum que uma empresa gaste recursos em pessoas que não farão uma compra. Este é um problema no marketing convencional porque é muito mais difícil realizar esta análise.

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