Controlar ansiedade no trabalho: É possível?


Conseguir controlar ansiedade no trabalho é um grande desafio. Especialmente quando essa ansiedade parece “surgir do nada”, não é mesmo?

No entanto, algumas medidas, por mais simples que sejam, podem ajudar a minimizar os impactos da ansiedade diante de prazos e cobranças, por exemplo.

E ao longo deste texto nós destacamos algumas dessas medidas. Acompanhe e saiba mais!

Como controlar ansiedade no trabalho?

Para controlar ansiedade no trabalho é necessário, acima de tudo, exercitar a paciência. Parece contraditório, mas a verdade é que nem sempre vamos conseguir “arrancar” a ansiedade de dentro de nós, de uma hora para outra.

E quando entendemos que, às vezes, o episódios podem ser um pouquinho mais longos, nós nos sentimos mais fortes e preparados.

Por isso, considere essa premissa ao ler as considerações a seguir:

1. Não persista no gatilho: dê um tempo para a sua mente

Se você sabe que determinado gatilho emocional tem sido o motivo pelo qual a ansiedade está intensa, não fique “forçando” a situação. Mas sim, procure dar uma pausa para a sua mente.

Ficar persistindo no problema, sem ao menos “descansar” a mente um pouco, pode ser mais prejudicial do que parar alguns minutinhos.

Portanto, afaste-se daquilo que está lhe causando o mal-estar, ao menos para conseguir se sentir mais tranquilo.

2. Respire profundamente e com calma

Durante a sua pausa, procure respirar profundamente. Para isso, sente-se de uma maneira confortável, feche os olhos e observe a sensação do ar entrando de um modo profundo. Em seguida, expire o ar tranquilamente, sem pressa alguma.

Repita esse procedimento algumas vezes, até sentir o corpo menos tenso e mais relaxado.

3. Coloque no papel as suas “dores” e angústias

Outra forma de buscar controlar ansiedade no trabalho é por meio da escrita das suas “dores” e angústias. Isso porque, colocar o que sentimos em palavras é muito interessante.

Afinal, passamos a enxergar com mais clareza aquilo que está nos machucando e irritando, e podemos ter, assim, uma visão muito mais racional. Logo, podemos organizar melhor os pensamentos.

4. Não fique tentando ultrapassar os seus limites o tempo todo

Novamente, não fique forçando a situação. Se você sabe que algo está passando dos limites de um modo muito negativo, não fique aceitando isso sem dizer nada. Fale com seus gestores sobre os seus limites, a fim de deixar claro que algumas situações são difíceis para você.

5. Faça uma coisa de cada vez

Não queira fazer tudo de uma vez. Mas sim, execute uma demanda, uma tarefa, a cada momento. Assim você consegue controlar melhor as suas atividades e pode, também, controlar ansiedade no trabalho.

6. Pense em situações que foram vencidas

Outro modo de controlar ansiedade no trabalho, mesmo que um pouquinho, é pensar em situações difíceis que você ultrapassou. Pense sobre outros momentos em que a ansiedade apareceu, mas que tudo deu certo no final.

Desse modo você conseguirá ter uma visão sobre as suas próprias vitórias, o que pode aumentar a confiança e diminuir aquele medo que a ansiedade pode gerar.

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