Covid pode causar Alzheimer? Estudos sobre efeitos sugere que sim


As conclusões podem ajudar a explicar os problemas de memória relatados por muitos pacientes com sintomas de ‘Long Covid’ (Crédito: Reprodução/Pixabay)

As pessoas que morrem de Covid-19 têm danos cerebrais semelhantes às alterações observadas na doença de Alzheimer, segundo revelou um pequeno estudo publicado pela ‘Alzheimer Associaton’, após diversas autópsias no qual os patologistas detectaram o acumulo de uma proteína chamada ‘tau’ dentro das células cerebrais e quantidades anormais de proteína beta-amiloide que se reúne nas placas amiloides.

As conclusões podem ajudar a explicar os problemas de memória relatados por muitos pacientes com sintomas de ‘Long Covid’, embora ressalvando que o fato de o estudo ser pequeno – foi conduzido com dados de apenas 10 pacientes – obrigue a uma replicação mais extensa.

+ Viagra pode vir a ser usado para tratar Alzheimer, indica pesquisa

Andrew Marx, especialista em fisiologia celular e biofísica da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e os seus colegas estudaram os cérebros de 10 pacientes com Covid-19 e encontraram defeitos em proteínas chamadas recetores de rianodina, que controlam a transferência de cálcio para as células na doença de Alzheimer. Receptores de rianodina defeituosos estão ligados ao acumulo de proteínas tau nos chamados emaranhados neurofibrilares. Esses emaranhados estavam presentes em altos níveis no cérebro de pacientes com a Covid-19, relatou a equipe de especialistas.

Outros estudos conduzidos concluíram que foram encontrados níveis anormais de amiloide no cérebro dos pacientes com a Covid-19, de acordo com relatórios publicados online antes de revisão pelos pares no bioRxiv de pré-impressão e no site ‘The Lancet’.

Em todos os estudos, os pacientes experimentaram as formas mais graves de Covid-19. Se tais mudanças ocorrerem no cérebro de pacientes com doenças mais leves, isso pode ajudar a explicar o nevoeiro cerebral associado ao ‘Long Covid’, segundo explicou Marx. Pacientes infectados podem estar em maior risco de demência mais tarde na vida mas é ainda cedo para essa conclusão, apontou o cientista.


Saiba mais

+ Ômicron: Sintoma inesperado da infecção em crianças preocupa equipes médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua






Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

− 7 = 1