Depois da Cabana – Blog do Lerner


Série, criação de Isabel Kleefeld, Alemanha 2023

A cineasta Isabel Kleefeld leu o romance policial Liebes Kind de Romy Hausmann em uma noite. Ela simplesmente não conseguia largar. Esperou o sol raiar, tomou café da manhã e foi atrás dos direitos do livro para adaptação. Nasceram os seis episódios da minissérie Liebes Kind, que traduzindo seria Querido Filho, mas aqui no Brasil se chama Depois da Cabana.

É uma série policial com um criminoso pra lá de psicopata, uma jovem desparecida, pais preocupados, dois detetives, e uma vítima de sequestro que consegue fugir do cativeiro (ou assim ela pensa). Apesar da fórmula um tanto conhecida, Liebes Kind é muito diferente da maioria das séries policiais com essas características. Embora o suspense e o mistério envolvam de maneira eletrizante o espectador, a dimensão psicológica ocupa um espaço importante na série, o que confere a ela uma profundidade rara de ver em outros seriados semelhantes.

Além da abordagem psicológica, a trama é sofisticadamente intricada e a montagem cria uma estrutura fragmentada que acirra o mistério, juntando as micropeças do quebra-cabeças praticamente até o fim. Acrescente a isso cinco(!) protagonistas e mais uns três personagens secundários importantes, com a câmera migrando de uma perspectiva para outra e uma atuação impressionante das duas crianças e tá aí, a receita para uma obra de intensidade quase no nível de The Killing ou de A Ponte.

O quase é por conta do episódio final, o encaminhamento para o desfecho, que não mantém o mesmo nível de complexidade apresentado até então, o que dada e alta expectativa criada decepciona um tanto, mas no frigir dos ovos, ou das peças do quebra-cabeças,  não tira os méritos já mencionados.

Depois da Cabana é uma série original Netflix. O livro deve ganhar em breve tradução para o português.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

98 − = 96