é possível fazer a atualização do cadastro sem sair de casa?


O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é um sistema criado pelo governo para funcionar como uma espécie de banco de dados que reúne informações de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com isso, é possível identificar as pessoas que tem direito a diferentes iniciativas e programas sociais, como o Auxílio Emergencial, por exemplo.

Contudo, muitas vezes é preciso fazer a atualização do cadastro para receber os valores. Então, para saber se você pode fazer isso sem sair de casa, confira a seguir!

É possível atualizar seu CadÚnico sem sair de casa?

Primeiramente, vale dizer que o CadÚnico tem sido amplamente divulgado recentemente, especialmente como ponto de acesso ao novo Bolsa Família (Auxílio Brasil) e outros programas do governo. Por isso, com mais e mais pessoas se inscrevendo no sistema, ficaram dúvidas sobre os meios de inscrição e a respeito da atualização dos dados cadastrais.

Assim, tanto no caso da inscrição quanto da atualização, infelizmente o aplicativo não é uma opção. Em ambos os casos, você deve fazer o procedimento obrigatório e exclusivamente de forma presencial. Para isso, é preciso se dirigir ao órgão competente no município onde você mora. Em geral, isso é feito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde fica o departamento do CadÚnico.

Por fim, após agendar um horário, você deve se dirigir à unidade responsável pela região onde reside, e apresentar toda a documentação básica necessária. Entre os documentos solicitados, estão CPF, RG, carteira de trabalho, comprovante de residência, título de eleitor, e certidão de casamento e nascimento. Passados 15 dias, entre em contato novamente com o CRAS para obter o Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Foto: Reprodução do site Meu CadÚnico





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

− 6 = 3