Marketing Digital: conheça os tipos de estratégias

Marketing Digital

Você já parou para pensar qual é a estratégia de Marketing Digital que está aplicando no seu negócio? Com certeza é mais de uma, a seguir vamos apresentar a você os principais tipos existentes e como melhorar as estratégias de Marketing Digital dentro do seu negócio.

Basicamente, o marketing refere-se a um conjunto de ações que visam dar visibilidade a uma empresa e às soluções que comercializa, posicionando-a como uma autoridade no mercado onde opera.

Além disso, o marketing é utilizado para atrair novos clientes e construir com eles relações de qualidade e duradouras.

Existem diferentes tipos de estratégias de marketing a que uma empresa pode aderir. A escolha da ação mais apropriada dependerá dos resultados a alcançar, do orçamento disponível, do tipo de produto ou serviço a promover, do perfil do cliente e de uma série de outros fatores.

Diferentes estratégias de marketing são assim indicadas para cada modelo de negócio.

Para o ajudar a escolher, preparámos este conteúdo explicando quais são os 6 principais tipos de estratégias de marketing mais frequentemente utilizados por empresas de sucesso:

  • Outbound Marketing;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing Digital;
  • Marketing relacional;
  • Marketing de produtos; Marketing de entrada; Marketing de saída; Marketing de entrada;
  • Endomarketing.

6 tipos de estratégias de marketing a utilizar na sua empresa

1 – Outbound Marketing

O marketing de saída é um tipo de estratégia mais tradicional. As empresas contactam activamente os seus clientes para lhes oferecerem os seus produtos e serviços.

Alguns dos exemplos mais comuns de estratégias de marketing de saída incluem a rádio, televisão, e anúncios impressos. Há também outdoors e patrocínios de eventos, onde o público é o mesmo que a marca pretende alcançar.

A principal vantagem do marketing de saída é talvez o maior alcance deste tipo de campanha. No entanto, investir em estratégias tradicionais é dispendioso, além de ser mais difícil chegar a um público qualificado que possa estar realmente interessado na proposta da marca.

Aqueles que praticam o marketing de saída devem prospectar clientes, muitas vezes através de chamadas a frio, ou seja, chamadas que não são solicitadas por aqueles que recebem a chamada.

2 – Marketing de entrada

O marketing de entrada é uma alternativa à estratégia que mencionamos no tópico anterior. A ideia é conseguir que o cliente venha voluntariamente à empresa.

A estratégia de entrada, também conhecida como marketing de atracção, procura atrair potenciais clientes, alimentá-los com conteúdos relevantes e convertê-los em clientes efectivos.

Para tal, utiliza estratégias como a criação de artigos para o blog da empresa, a optimização da pesquisa online (SEO) e a publicação de conteúdos nas redes sociais.

3 – Marketing Digital

O marketing digital é um tipo de estratégia que se realiza através de recursos digitais e da Internet.

As empresas que utilizam o marketing digital sabem que os potenciais clientes utilizam a Internet para procurar soluções, pedir recomendações, e pesquisar a história da marca.

Portanto, se uma empresa não tiver uma presença on-line, dificilmente será considerada como uma opção de compra.

Exemplos de estratégias de marketing digital incluem a criação de um website, publicação de anúncios em sites parceiros, links patrocinados, envio de e-mail marketing e utilização de meios de comunicação social.

4 – Marketing relacional

O marketing de relacionamento, como o nome sugere, centra-se na construção de relações de longo prazo com os clientes para os manter felizes, leais e promover a marca.

Com o marketing de relacionamento, uma empresa é capaz de se posicionar como uma autoridade e de se diferenciar da concorrência.

5 – Marketing de produtos

O marketing de produto é um tipo de estratégia que se concentra mais na promoção da própria solução.

É geralmente utilizado quando uma empresa quer lançar um novo produto ou serviço. A intenção é acrescentar valor à solução, expandir a adopção pelo mercado e criar uma vantagem competitiva.

6 – Endomarketing

Finalmente, o endomarketing, uma táctica de comunicação interna importante, completa a nossa lista dos principais tipos de estratégias de marketing.

O objectivo das acções de endomarketing destinadas ao público interno de uma empresa é aumentar o envolvimento, motivação e produtividade dos funcionários e melhorar o clima organizacional.

Exemplos de estratégias de marketing interno incluem eventos especiais e campanhas de gamificação com prémios associados.

Agora que sabe mais sobre os principais tipos de estratégias de marketing, escolha as que melhor se adaptam aos seus objectivos comerciais.

Agora que conhece algumas estratégias de marketing, é tempo de as pôr em prática, adquirir pistas, alimentá-las, converter as vendas e fidelizar os clientes.

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Uma ótima alternativa para o marketing outbound é a prospecção de clientes através do uso de profissionais de pré-venda, os SDRs. Você sabe o que é o SDR (Sales Development Representative)? Ele é o profissional de marketing responsável por fazer as ligações, enviar e-mails e solicitações no LinkedIn com o objetivo de gerar mais leads qualificados.

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