Com o anúncio da separação da EA e da FIFA, a FIFA trabalhará com outros desenvolvedores terceirizados para lançar novos jogos de futebol, e jogos sem simulação já estão em andamento e devem ser lançados no terceiro trimestre de 2022.
Depois de quase 30 anos, a EA não lançará mais jogos de futebol sob a bandeira da FIFA a partir de 2023. A EA cita o alto preço e as restrições criativas como motivos para a divisão, mas a FIFA agora trabalhará com outros desenvolvedores para manter seu nome no vídeo esfera do jogo.
“Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol. O nome FIFA é o único título original global. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26, e assim por diante – a constante é o nome FIFA e permanecerá para sempre e continuará sendo o melhor”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em comunicado.
Ele continuou:
“O setor de jogos interativos e e-sports está em um caminho de crescimento e diversificação incomparáveis. A estratégia da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras e garantir uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, associações membros e parceiros.”
Além disso, a EA ainda poderá publicar o FIFA 23 ainda este ano, pois a empresa recebeu uma extensão apenas para a categoria de simulação de futebol. Isso permite que outros estúdios e editores criem diferentes tipos de jogos usando o nome FIFA.