Haverá o pagamento retroativo do benefício em fevereiro?


Em torno de 5,5 milhões de famílias receberam a primeira parcela do programa Auxílio Gás dos Brasileiros. Em suma, o programa foi criado pelo Governo Federal de forma a auxiliar as pessoas de baixa renda a comprarem o seu botijão de gás de cozinha, já que os preços do item dispararam nos últimos meses.

No entanto, o repasse inicial atendeu a uma parcela muito pequena do número total de brasileiros que possuem o direito ao benefício do Auxílio Gás. Sendo assim, surgiu a dúvida sobre um possível pagamento retroativo no mês de fevereiro.

Ademais, outro fato que alimenta os boatos foi o anúncio do Auxílio Emergencial atrasado. Afinal, no mês de janeiro, mais de 823 mil pais chefes de famílias monoparentais tiveram acesso a até 5 cotas do programa, que deixaram de ser pagas em 2020.

Haverá o pagamento retroativo do Auxílio Gás em fevereiro?

Mesmo com todas as estimativas dos beneficiários, o Ministério da Cidadania disse que não será feito o pagamento retroativo do Auxílio Gás neste mês. Inclusive, a próxima parcela do benefício só sairá no mês de março, já que os repasses da iniciativa são bimestrais. Se o governo adicionar novas famílias na folha de pagamento do auxílio, elas receberão somente as novas parcelas, sem direito a valores atrasados.

Nova parcela do Auxílio Emergencial

Por outro lado, o depósito retroativo do Auxílio Emergencial foi feito como um meio de reparar uma injustiça realizada com os homens que cuidam de um ou mais filhos menores de idade sem o apoio do cônjuge, companheiro ou companheira; sendo em torno de 823 mil beneficiados.

O governo deveria ter pago aos pais solo essas cotas do benefício em 2020, assim como fez com as mães solo, porém um veto do presidente Jair Bolsonaro impossibilitou que isso acontecesse. Depois de uma decisão do Congresso, a Caixa pagou parcelas de R$ 600 até R$ 3 mil para esses homens.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: renata colella / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

− 2 = 1