Implante antigo ou falso moderno? Crânio de 2 mil anos intriga cientistas


Um crânio alongado em forma de cone com um possível implante de metal pode representar algumas das primeiras evidências de um antigo implante cirúrgico. Ou pode ser uma farsa moderna.

O fato de o crânio, que foi doado ao Museu de Osteologia em Oklahoma City, nos EUA, ter uma forma de cone não é muito incomum, já que os peruanos nos tempos antigos eram conhecidos por apertar a cabeça das crianças com faixas durante o desenvolvimento para obter a forma distinta.

+ Após 32 anos, termina o trabalho com as ossadas da vala de Perus

No entanto, o implante de metal neste crânio é altamente incomum e, se autêntico, seria potencialmente um achado único do antigo mundo andino.

Além desse potencial implante, o crânio possui um orifício abaixo do metal que possivelmente foi criado por meio de trepanação. A trepanação é quando um buraco é inserido no crânio de uma pessoa na tentativa de tratar uma lesão ou condição médica, e era uma prática comum no mundo antigo.

O Museu de Osteologia, que postou várias fotos deste crânio em sua página no Facebook, disse que seus especialistas não podem verificar a autenticidade do implante de metal no momento. Um representante do museu disse à Live Science que nenhuma datação por carbono foi feita e um arqueólogo ainda precisa examiná-la de perto.

A Live Science conversou com vários estudiosos não afiliados ao museu para obter sua opinião sobre a autenticidade do implante e, no geral, suas opiniões foram mistas. Alguns ficaram céticos e sugeriram que o implante é uma falsificação, enquanto outros suspeitam que o implante possa ser verdadeiro. De qualquer forma, vários testes científicos precisarão ser feitos antes que uma determinação final possa ser feita sobre se o implante é autêntico, disseram os estudiosos.

Como a tecnologia metalúrgica variava nos Andes na época, testes no metal no crânio podem ajudar a esclarecer onde foi feito. Também seria útil fazer uma radiografia do crânio para determinar se o pedaço de metal está cobrindo um buraco de trepanação e/ou uma fratura craniana aberta.





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

21 − = 13