Jim Ryan discute Metaverso, aquisições, Live Service, expansão, PS Plus e mais


Durante a sessão de perguntas e respostas do segmento PlayStation do Business Segment Briefings 2022 da Sony , o CEO Jim Ryan forneceu detalhes adicionais sobre os negócios e os planos da SIE.

Ryan foi convidado a comentar sobre o Metaverso, e ele mencionou que ninguém sabe realmente como será o Metaverso no futuro, mas ele não acredita que ele substituirá diretamente as formas existentes nas quais as pessoas jogam. Ele atrairá alguns indivíduos e algumas partes do mercado, mas muitos preferirão desfrutar de jogos da maneira como os jogaram nos últimos 30 anos.

Ele acha que o Metaverso pode levar a alguma forma de incremento nos negócios, mas ninguém sabe ainda até que ponto isso será significativo. A Sony considera que é uma oportunidade de crescimento adicional por enquanto.

Ryan então mencionou que a PlayStation Studios tem um ótimo histórico de entregar ótimos jogos single-player, narrativos e graficamente bonitos, mas ele admitiu que a Sony pode ter se restringido a um segmento bastante restrito do mercado de jogosAo expandir para PC e serviços mobile online, eles têm a oportunidade de expandir para fora desse segmento restrito e estar presentes em todos os lugares do mercado de jogos. Se executado corretamente, com inteligência e excelência, Ryan acredita que esta é potencialmente uma oportunidade extremamente grande para um crescimento significativo no número de pessoas que jogam os jogos da Sony e gastam dinheiro com eles

Ryan explicou que os jogadores querem grandes jogos. Essa é a primeira e mais avassaladora perspectiva. Como eles são entregues é “uma preocupação bastante secundária”. Nessa perspectiva, os PlayStation Studios nunca estiveram em uma posição mais forte do que agora e a Sony espera que essa posição de força continue e cresça.

A Sony está em um “ciclo virtuoso” no qual o sucesso permitiu investimentos que estão gerando mais sucesso, o que permite mais investimentos e, por sua vez, gerará ainda mais sucesso. A empresa sente que, se eles migrassem para um modelo diferente que envolvesse colocar seus jogos AAA em um serviço de assinatura no dia 1, há um risco significativo de que o ciclo virtuoso fosse comprometido e potencialmente quebrado, e isso não é do melhor interesse da empresa, o jogador de PlayStation.

Sobre PlayStation VR 2

Também ouvimos que agora a Sony está investindo muito em parceria com desenvolvedores independentes e de terceiros para garantir um “fluxo considerável de conteúdo de realidade virtual atraente” no lançamento do PlayStation VR2. Esse investimento continuará a crescer à medida que a base instalada do headset crescer.

Sobre Aquisições

Ryan então falou sobre aquisições e explicou que a Sony “ainda não terminou sua estratégia de aumentar o PlayStation Studios”. Além disso, eles terão que gastar muito tempo e energia de gerenciamento para garantir que o grande número de estúdios adquiridos seja adequadamente integrado e gerenciado.

Na medida em que os potenciais alvos se ajustem à estratégia da Sony e permitam acelerar a forma como a empresa cumpre sua estratégia, eles “certamente considerarão outras atividades de M&A” (Mersões e Aquisições) para adicionar ao seu portfólio de negócios.

Sobre Foco no Live Service

A Sony antecipa que o diferencial de 15% ARPU (Average Revenue Per User), que é a receita líquida média por usuário, que o PS5 desfruta em relação ao PS4 aumentará com o tempo. Em primeiro lugar, a qualidade dos jogos que a Sony vê chegando ao PS5 “só vai aumentar com o tempo” e eles “já têm visibilidade de alguns jogos maravilhosos e muito emocionantes que mostram um aumento de qualidade relativamente grande” em comparação com o que foi visto durante o mesmo período na vida do PS4.

Em segundo lugar, a mudança para uma grande porcentagem de jogos live service provavelmente estimulará o aumento do ARPU. Grandes jogos live service têm um ARPU de muitas centenas de dólares em comparação com US $ 60-70 dos jogos para um jogador. Nem todos os jogos live service conseguem isso, mas se a Sony for bem-sucedida em alcançar esse tipo de resultado em uma porcentagem significativa dos 12 jogos live service que estão sendo desenvolvidos, isso levará o ARPU geral do PlayStation a níveis nunca vistos antes.

Por fim, Ryan explicou que é muito cedo para tirar conclusões, mas a reação inicial do mercado à nova oferta do PlayStation Plus é “extremamente positiva”. Se a Sony executar bem ao implementar o serviço em todo o mundo, a possibilidade de crescer significativamente o jogo de assinantes é muito real, especialmente porque as vendas dos consoles PS5 começam a acelerar.

Além disso, o potencial do serviço vai além do aumento do número absoluto de assinantes. Se muitos aderirem ao segundo ou terceiro nível do serviço para acessar seus “recursos e propostas de jogos realmente atraentes”, isso não apenas aumentará o número de assinantes, mas também o ARPU de cada assinante.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

− 2 = 2