Marketing digital: como trabalhar promovendo

como trabalhar com marketing digital

Um dos principais pilares de qualquer negócio é a área de marketing e vendas. Um negócio sem visibilidade é um negócio morto, porque mesmo que haja qualidade nas suas entregas e uma proposta de valor evidente, se ninguém souber da sua existência, o seu negócio está provavelmente a caminho do encerramento. Aprenda hoje mesmo como funciona esse mercado vasto do marketing digital e como trabalhar promovendo.

As constantes revoluções tecnológicas por que temos passado nos últimos anos têm permitido às pequenas empresas e marcas competir pela atenção do consumidor.

Isto torna a promoção de si próprio mais próxima da realidade de um pequeno empresário hoje do que em qualquer outro momento da nossa história.

Naturalmente, não estou a falar aqui de disputas de igual escala. Uma marca forte e tradicional tem visibilidade à escala global ou nacional, enquanto que os proprietários de pequenas empresas precisam de atenção local.

Novas possibilidades

A Internet é o principal instrumento para alavancar a visibilidade e, consequentemente, os resultados comerciais de qualquer tipo de empresa. Pode quebrar barreiras de acesso a audiências específicas e reduzir o custo de dar visibilidade a uma marca, produto, ou serviço.

Como em todo e qualquer contexto de oportunidade, os vencedores são aqueles que melhor conhecem as ferramentas disponíveis e os processos que conduzem uma empresa ao sucesso. Isto não significa, de forma alguma, que exista uma fórmula mágica ou uma receita de bolo que se aplique a qualquer modelo de negócio.

Mercados diferentes requerem estratégias diferentes, e não existem atalhos que simplifiquem este processo de compreensão e aprendizagem sobre um mercado e as grandes oportunidades que aí precisam de ser exploradas.

Contudo, há alguns passos básicos que, se seguidos, podem ajudá-lo muito quando chegar a altura de começar a inserir-se neste mundo digital.

Vamos lá:

Estude o seu público-alvo

Um dos pontos altos do mundo digital é o fácil acesso à informação. Aqui, podemos fazer uma investigação intensiva e profunda sobre quem é o nosso público consumidor, que tipos de conteúdos acedem, com que é que interagem mais? Em que canais está mais presente? Utilizam muito as redes sociais? Fazem muita pesquisa no Google?

Esta informação pode valer ouro na hora de pensar numa boa estratégia de marketing digital.

Estude os seus concorrentes

Não é suficiente saber quem são os seus concorrentes. É importante compreender como eles se estão a sair quando se trata de se promoverem a si próprios. Que canais estão eles a utilizar? Que tipos de conteúdo estão a gerar? Está a funcionar? Está a vender mais? Onde é que os concorrentes estão a fazer o correcto? E onde é que estão a correr mal?

Com este conhecimento, podemos pensar em que espaços em branco podem ser preenchidos e que oportunidades existem para alavancar uma marca.

Refletir sobre a sua marca

Quando começamos a estudar o mercado, olhando para os concorrentes e para o seu público alvo, obtemos muitos conhecimentos sobre como comunicar melhor, a fim de obter mais atenção perante o nosso público e ter mais resultados de vendas.

É importante, contudo, respeitar quem é a sua marca e os valores que acredita serem relevantes para a construir. Esta essência não pode ser deixada de lado no momento desta disputa, porque pode matar a identidade do seu negócio.

Escolha quais os canais a utilizar

A partir daqui, estamos a falar de um plano táctico e criativo de como promover o seu produto ou serviço. Existe na Internet uma multiplicidade de canais que podem ou não ser explorados, tais como Facebook, Instagram, Google, Linkedin, Twitter, anúncios em conteúdos ou sites de notícias, entre muitos outros. Tenho visto muitas pessoas dizerem que é importante estar presente no maior número de canais possível. E isto pode ser muito perigoso.

Estamos a falar de pequenas empresas com recursos e mão-de-obra limitados, pelo que precisamos de ser realistas e objectivos quando se trata de escolher em que canais precisamos de estar presentes de acordo com os principais resultados comerciais que queremos gerar através do esforço de promoção da nossa marca e dos produtos ou serviços que oferecemos ao mercado.

Defina a linha criativa que irá utilizar

Como mencionei algumas vezes neste texto, o marketing digital é basicamente um mundo de competição pela atenção. Isto significa que entrará num contexto onde muitas (muitas, mesmo) marcas estão constantemente e insistentemente a tentar vender-se a si próprias.

O utilizador final já o sabe e ignora frequentemente os anúncios e as marcas que aparecem nos anúncios. A disputa por atenção tem duas visões principais:

i) como construo conteúdos relevantes e interactivos com o meu público-alvo?

ii) como é que construo anúncios assassinos que irão gerar mais cliques e compras num site ou visitas a uma loja, etc.

Este esforço de construção não é simples, e requer muito conhecimento do seu mercado e, especialmente, das ferramentas e canais que irá utilizar para promover o seu negócio.

Conhecer o marketing (digital e tradicional) é tão importante como saber sobre finanças, serviço ao cliente, produção e entrega de serviços.

Ter dinheiro para investir

Se pensa que o digital não consome dinheiro, está enganado. Atribua dinheiro para comprar espaço publicitário numa base recorrente e permanente se quiser continuar a crescer ou manter o tamanho do negócio que tem hoje.

Em média, sugiro que 5 a 10% das suas receitas sejam destinadas ao marketing, considerando todos os custos envolvidos: pessoal, produção de conteúdos, compra de meios, etc.

Monitorize os resultados

Marketing e comunicação são ciência e não têm nada a ver com ego, orgulho, ou arte. Os dados devem ser sempre o seu melhor amigo, uma vez que está a investir tempo e recursos da sua empresa neste trabalho de uma forma constante e recorrente.

Dito isto, tenha os dados que acompanham todo o tipo de resultados como seu melhor amigo para saber se precisa de fazer algum tipo de ajuste na sua estratégia de marketing ou se tudo está a correr como deveria.

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