Marketing Digital no Instagram! Saiba mais

Marketing Digital

Instagram estratégia de marketing digital: o que devem fazer as empresas? Antes de passar às dicas para o marketing digital na Instagram, vale a pena considerar se faz sentido para o seu negócio ter uma presença nesta rede social.

Para o fazer, é preciso primeiro compreender como o público utiliza a rede. No Facebook e no Twitter, há frequentemente pessoas à procura de informação (para além das páginas de notícias, há frequentemente blogs e comunidades técnicas de diferentes áreas que têm grandes audiências). Na Instagram, por outro lado, isto não costuma acontecer.

O apelo é muito visual e precisa de compreender quais são os objectivos da sua empresa para se enquadrar na forma como a web está a ser utilizada.

Por exemplo, utilizamos o Instagram para distribuir posts em blogs, whitepapers e outros conteúdos relevantes para profissionais de marketing e vendas digitais, mas não é só isso: também utilizamos a rede social para publicar vagas de emprego, mostrando a nossa presença nos bastidores e divulgando a cultura da empresa, o que também ajuda a atrair talento.

Para bares e restaurantes, por exemplo, o caminho é diferente. Estes estabelecimentos podem exibir os pratos, as pessoas que visitam o local, os cartazes para os próximos eventos e assim utilizar o Instagram para o seu negócio principal de uma forma muito natural.

O mais importante é adaptar a sua mensagem ao ambiente. Deve tentar compreender a intersecção entre os objectivos da sua empresa e o que pode ser feito através de imagens e vídeos que sejam interessantes para esse público.

Em alguns casos isto é óbvio, noutros nem tanto, e para alguns a teia ainda não faz sentido. Não há uma resposta pronta, mas uma reflexão que precisa de ser feita por cada empresa.

Para chegar a uma conclusão, é muito útil conhecer e pesquisar os seus diferentes públicos, analisar como as empresas do seu mercado estão a utilizar a rede social, e usar a sua criatividade para encontrar formas de corresponder a tudo isto com os objectivos da sua empresa.

A importância do Instagram para os negócios

Antes de começar a receber dicas de marketing digital sobre o Instagram, é importante conhecer o Instagram for Business, ou Instagram for Business, que consiste num conjunto de ferramentas que permitem às empresas ter um perfil empresarial, criar anúncios, e aceder a informações de acompanhamento sobre a rede social.

Ter um perfil empresarial na Instagram é essencial para iniciar o marketing digital na rede social. Para isso, é necessário ter uma página de fãs no Facebook ligada a uma conta Instagram com pelo menos 100 seguidores.

Desta forma, pode descobrir o sexo, idade, localização e hora a que os seus seguidores mais acedem à aplicação, e descobrir o alcance e envolvimento de cada posto. Muito mais profissional do que um simples perfil web, não concorda?

É importante prestar atenção a estas métricas para compreender que conteúdo é mais interessante para o seu público e saber como as pessoas estão a interagir com o seu perfil.

Se ainda não tem uma conta Instagram profissional, leia o artigo Instagram para negócios: o que é e como ter uma conta Instagram para negócios e criar a sua própria conta antes de continuar a ler as dicas!

Marketing Digital: qual é o tipo de conteúdo certo para o meu negócio?

Agora que já pensou se investir em marketing digital na Instagram faz sentido para a sua empresa, vejamos algumas opções de publicação que podem ser feitas.

1. Mostre os seus bastidores

Como são produzidos os vossos produtos? Fotos do processo de fabrica podem acrescentar valor interessante à sua venda e fornecer mais informações aos compradores. Prestam serviços? Qual é a sua forma de trabalhar? As respostas a estas perguntas fornecerão informação suficiente para gerar conteúdo e assegurar o envolvimento.

2. Conte uma história

Criar mensagens que ligam uma imagem à seguinte. Uma série com diferentes temas liga o utilizador e cria um enredo que conduz ao conteúdo e mantém os seus seguidores à espera de mais.

3. Diga-nos onde se encontra, invista neste tipo de marketing digital

O seu negócio é local e necessita de visitantes? Esta pode ser uma boa forma de informar as pessoas onde se encontra. Utilize uma localização geográfica, para além de uma legenda nas suas imagens. Se o negócio tiver vários ramos ou franquias, esta é uma boa maneira de mostrar onde estão localizados. Outra opção é registar a presença da empresa em eventos ou palestras para estabelecer credibilidade.

4. Usar imagens com texto

Frases curtas, leitura rápida e disposição clara. Imagens com texto podem ser uma grande razão para partilhar. Citações famosas (se autorizadas ou públicas) que estejam de acordo com o seu negócio, slogans ou conteúdo cintilante são boas maneiras de utilizar uma imagem com texto. No entanto, tenha cuidado com a legenda, ela precisa de ser uma extensão da sua frase, não uma repetição da mesma.

Marketing digital: quando é a melhor altura para publicar no Instagram?

Os melhores momentos para publicar no Instagram são geralmente os seguintes:

  • Sábado às 14h;
  • Quarta-feira às 17:00 p.m.
  • Quinta-feira às 17:00; e domingo às 20:00 (para alguns segmentos como a educação e a tecnologia).

Tentámos trazer esta resposta para responder objectivamente à pergunta, mas tenha em mente que ela pode variar dependendo do comportamento dos seus seguidores.

Por isso, faça a si mesmo a pergunta: Quais são os hábitos do meu consumidor? Como é que se comporta em relação ao meu negócio? Se tiver um restaurante que funcione apenas durante as horas de almoço, manter postos às 11 da manhã pode ser uma boa opção.

Se o seu negócio opera um serviço de lazer, por exemplo, as contribuições aos sábados ou domingos podem produzir mais resultados do que nos dias úteis.

Quer aprender de a vender na internet de maneira acelerada e assim faturar uma renda extra através do Marketing Digital inscreva-se a seguir e garanta a sua vaga:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

− 1 = 2