Venda viral: entenda a sua importância aqui!

Marketing

Sabe o que é marketing viral? Muitas pessoas acreditam que o marketing viral acontece quando um vídeo ou conteúdo muito bom é disponibilizado na Internet, e por isso é partilhado e difundido rapidamente, gerando milhares ou mesmo milhões de pontos de vista.

Mas, de faco, não é exactamente isto que acontece…

Para que possa compreender melhor o raciocínio do que é marketing viral, precisa de se lembrar exactamente do que estamos a falar quando nos referimos a uma transmissão ou contágio de vírus na natureza.

Esta disseminação do conteúdo (no caso do ADN do vírus) não acontece de uma forma consciente, mas “involuntariamente“. Ou seja: ao multiplicar-se, o vírus mistura-se com o ADN das células que infecta, gerando frequentemente mutações. Mas este não é o paralelo central.

A metáfora do marketing viral reside no facto de uma pessoa passar automaticamente um link para outro website ou um site de comércio electrónico, mesmo que não esteja a partilhar um conteúdo interessante ou que tenha achado fixe. A pessoa foi “infetada” por acidente e transmitiu o URL do sítio (ou ADN do vírus, na nossa comparação) numa Chamada à Acção (por vezes subtilmente disfarçada) e passou-a, “infectando” a outra pessoa que recebeu a mensagem.

homem-pessoa-emoções-pessoas-emoções

O marketing viral não vive apenas de um bom conteúdo

Exemplos clássicos destes mecanismos de marketing viral utilizados por muitos são o caso das empresas de Hotmail e também de antivírus.

Quando o Hotmail foi criado como um dos primeiros fornecedores de correio electrónico no esquema do webmail, ou seja, sem que tenha de utilizar uma aplicação no seu switch (Outlook Express, por exemplo) mas utilizando o próprio browser para armazenar e gerir as suas mensagens, podendo aceder a partir de onde quer que esteja, também anunciava o facto de ser gratuito ao incluir um rodapé na parte inferior de todos os e-mails enviados pelos utilizadores, com as seguintes palavras

Hotmail: Poderoso correio electrónico gratuito com segurança da Microsoft. Obtenha-o agora.

Algo que poderia ser traduzido mais ou menos desta forma:

Hotmail: Poderoso correio electrónico gratuito com segurança por parte da Microsoft. Obtenha-o agora.

Assim, aqueles que estavam interessados na ideia de ter um e-mail gratuito e, além disso, sem ter de utilizar o seu próprio computador e uma aplicação instalada para isso, basta clicar nesse link para ter acesso ao produto e fazer uso dele, através de um registo, login e palavra-passe.

Para saber que conteúdo explorar para cada momento da viagem de consumo e ter mais sucesso nas suas estratégias de divulgação, descarregue o nosso e-book The Sales Funnel na prática e conheça os seus clientes e potenciais clientes em profundidade.
O que é, então, marketing viral?

É exatamente isto: espalhar um produto ou serviço automaticamente, por razões fora do seu controlo, e não necessariamente porque foi encantado por um conteúdo de vídeo, texto, ou imagem.

É como um vírus que transporta muita informação no seu ADN, e independentemente de gostar ou não, quer queira ou não, ele transmite-lha apenas entrando em contacto com ela. Note que existe uma forte relação com um vírus informático que (aqueles com intenções maliciosas) infectam realmente a sua máquina.

Claro que, ao explicarmos o que é o marketing viral, não estamos a dizer que ele transporta um vírus que pode infectar o seu software, de forma alguma!

Apenas pensamos que é importante que compreenda que a qualidade do conteúdo pode (e deve!) melhorar os resultados do marketing viral, mas a sua principal característica é outra: tem uma mensagem que será automaticamente reencaminhada para outro utilizador se utilizar um determinado produto ou partilhar um conteúdo.

Saiba como unir conteúdos e referências ao seu produto ao planear táticas de marketing viral

Aqui está outro exemplo famoso do que é o marketing viral.
Até não muito tempo atrás era comum receber e-mails com a seguinte mensagem no rodapé:

Este e-mail é protegido pelo Antivírus XYZ.

É o mesmo raciocínio, a mesma táctica de transmitir automaticamente a sua publicidade só porque alguém usa um dos seus produtos. Ou aceita a condição de que todas as mensagens de correio electrónico que envia tenham a mensagem de marketing viral, ou não utiliza o produto (geralmente de graça).

Esta é a origem do marketing viral.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 + 1 =