Marketing Digital: ser torne um profissional

Marketing Digital

Compreender como funciona o Marketing Digital é uma habilidade que cada profissional deve ter para alcançar melhores resultados, independentemente do seu desempenho. Muitas pessoas já sabem da importância de dominar as acções na Internet, e com isso, procuram aprender Marketing Digital.

O marketing digital permite dar a conhecer, seja uma marca ou um produto, na altura certa e entregar a mensagem mais personalizada possível no ambiente digital. E, além disso, a sua capacidade de medir resultados também aparece como outro argumento forte para aplicar este conjunto de estratégias.

Há várias formas de fazer marketing digital, quer com técnicas de posicionamento pago ou orgânico, bem como a presença em redes sociais. Mas porque é que ganhou tanto espaço? Separamos algumas vantagens para que possa compreender melhor como funciona o marketing digital.

Vantagens do marketing digital

Para compreender como funciona o marketing digital, é importante saber porque é que este conjunto de estratégias tem beneficiado tudo, desde os empresários que acabam de iniciar os seus negócios a empresas que estão em actividade há décadas. Aprender as principais razões.

Excelente relação custo-benefício

Este é um dos principais benefícios para aqueles que querem saber como funciona o marketing digital e implementá-lo numa estratégia de vendas. Em comparação com os meios de comunicação tradicionais, tais como anúncios televisivos, anúncios de rádio ou mesmo outdoors, as estratégias digitais têm um investimento muito inferior.

Por exemplo, o e-mail marketing é um dos canais de conversão mais altos e de menor custo para uma empresa. Os clientes gastam 138% mais através do e-mail do que quando recebem ofertas através de outros canais, de acordo com o portal de Publicidade Perturbadora.

Quer saber mais sobre marketing por correio electrônico? Temos o Curso de Estratégias e Tácticas de Email Marketing onde lhe mostramos na prática como pode ter mais conversões através deste canal.

Online é uma parte essencial da viagem de compra

Por mais que o seu negócio possa ter apenas uma presença offline, estar online já é essencial para encontrar o seu cliente ideal. De acordo com a investigação da HubSpot, um dos maiores especialistas mundiais em marketing digital, 90% dos utilizadores não decidem sobre uma marca antes de pesquisar online.

Portanto, ter um website ou um blog, para além de contas activas em redes sociais já não é um diferencial, é crucial compreender como funciona o marketing digital de alto desempenho.

Aumento do conhecimento da marca

Quer esteja a participar num evento, a interagir com seguidores em redes sociais ou a produzir conteúdos relevantes para o seu público, o Marketing Digital é capaz de turbinar o alcance da marca. E devido ao grande número de utilizadores que estes canais têm, as hipóteses de ganhar novos clientes também aumentam.

Segmentação de conteúdos para encontrar clientes

Sabia que 53% dos utilizadores brasileiros estão ligados à Internet mais de seis horas por dia? E é aqui que uma das partes mais importantes do marketing digital entra em jogo: a oferta de conteúdos valiosos.

Independentemente do canal, as dicas para produzir materiais relevantes são as seguintes:

Compreender o comportamento da sua pessoa: como é a sua rotina? Quando é a melhor altura para os impactar? Através de que canal?

Analisar a dor: que tipo de conteúdo posso oferecer para ajudar a minha cliente ideal a resolver o problema que ela tem?
Siga os comentários: e a partir deles, terá boas ideias para produzir conteúdos que sejam úteis para o seu público.
Sem dúvida, estas dicas serão úteis para compreender como funciona o marketing digital para atrair clientes.

Ajudando a construir a lealdade dos clientes

Mas para além de conseguir novos clientes, compreender como funciona o marketing digital dar-lhe-á mais formas de fidelizar o seu negócio. Por exemplo, se está no negócio de vender roupa, distribuir cupões ou promoções para voltar a ter impacto no seu público é uma das melhores formas de fidelizar o cliente.

Rastreamento de resultados

Ao contrário de outras estratégias, no marketing digital é possível ter uma visão mais ampla e medir com maior precisão os resultados. Para isso, conhecer o Google Analytics fará uma grande diferença no acompanhamento das suas acções.

Agora que conhece os benefícios deste conjunto de estratégias para obter melhores resultados, compreenda como funciona o marketing digital para o implementar nos seus projetos.

Como funciona o marketing digital

Para saber como funciona o marketing digital, é importante compreender oito passos que farão a diferença no sucesso da estratégia, eles são:

Para saber como funciona o marketing digital, é importante compreender oito passos que farão a diferença para o sucesso da estratégia, eles são:

Investigação
Este é o primeiro passo do planeamento de marketing digital, e funciona como a base de toda a sua estratégia. Para o fazer, é essencial pesquisar o seu mercado, analisando o que os seus concorrentes estão a fazer, em que canais estão e descobrir como actuar no ambiente online.

Além disso, é necessário passar algum tempo para compreender quem é a pessoa do seu projecto. O que consomem, os seus hábitos e como causar impacto no ambiente digital.

Planeamento
É inútil saber como funciona o Marketing Digital, se na prática as acções não forem dirigidas, e entregar informação ao seu potencial cliente, para realmente comprar o seu produto ou serviço.

Pensar num calendário editorial, onde se tenha uma visão completa do conteúdo a ser produzido em cada canal é essencial. Idealmente, deverá ter pelo menos um planeamento bianual das publicações.

Produção
Depois de definir o que se vai criar, é altura de começar a produzir o conteúdo. Para isso, existem vários sites que podem ajudar na criação de banners, envio de emails e escolha de palavras para transformar ideias em realidade.

Publicação
Depois de produzir o conteúdo, é necessário publicá-lo na Internet. Para tal, é necessário ter feito uma boa pesquisa, compreender em que canais está a sua persona e quais os formatos que mais chamam a sua atenção.

Uma das recomendações neste ponto, que ajuda a melhorar os resultados, é utilizar boas práticas de SEO em seu benefício. Se quiser compreender como converter mais clientes com estratégias orgânicas, consulte o curso SEO in Practice da ComSchool.

Promoção
Promover o seu conteúdo é um dos passos mais importantes na forma como o marketing digital funciona. Pode promover uma publicação, quer seja um post ou um texto, por exemplo, através de vários canais.

Mas além disso, pode confiar em anúncios direccionados para ser ainda mais assertivo nas suas acções e impactar a sua personalidade no momento certo.

Propagação
Existem algumas acções que o ajudarão na propagação de conteúdos no marketing digital, algumas delas são:

Utilização de CTAs convidativos: deixe a sua opinião, partilhe este conteúdo, envie-o a um amigo, são exemplos de chamada para acção amplamente utilizados para causar propagação no marketing digital.
Temas quentes: existe algum facto ou acontecimento que tenha um impacto directo sobre si? A criação de conteúdos através do seu posicionamento ou da apresentação de uma curiosidade sobre o tema é uma das formas que o marketing digital tem de virar as publicações.
Interacções com comentários: já falámos sobre isto antes, mas responder aos comentários, especialmente sobre as redes sociais, ajudará as suas mensagens a chegar a mais pessoas.
No entanto, é importante analisar a sua personalidade para saber como estas dicas podem enquadrar-se na sua estratégia digital e gerar resultados.

Personalização
Trabalhar com acções à medida é uma das formas de funcionamento do marketing digital. As acções podem ser altamente personalizadas, que podem variar desde um e-mail com variações de nome até anúncios direccionados pelos interesses do seu público.

Precisão
Por último, mas não menos importante, é necessário acompanhar as suas acções de marketing digital e fazer alterações quando necessário. Para ter precisão nesta etapa, é essencial acompanhar e analisar o desempenho das suas acções, seguindo as métricas definidas para cada canal ou estratégia.

Hoje aprendeu os benefícios e como funciona o Marketing Digital, passando pelos oito passos importantes, que são: pesquisar o seu público, planear as suas acções em digital, produzir e publicar conteúdos, bem como promover, propagar, personalizar e acompanhar os resultados.

Mas que tal aprender a fazer marketing digital para atrair ainda mais clientes? No Curso de Marketing Digital de Alto Desempenho irá aprender na prática e de uma forma dinâmica as técnicas que levarão as suas acções a outro nível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

58 − 55 =