Moradores de Petrópolis vão poder sacar FGTS


Na última quinta-feira, dia 17 de fevereiro de 2022, a Caixa Econômica Federal anunciou algumas medidas para apoiar os moradores de Petrópolis (RJ), que estão sofrendo drasticamente com as consequências das fortes chuvas dos últimos dias.

Entre as medidas anunciadas pela instituição financeira, estão o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a pausa dos pagamentos do financiamento da casa própria.

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, também nesta quinta-feira, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu o estado de calamidade pública da cidade de Petrópolis. As fortes chuvas já deixaram cerca de 120 mortos e dezenas de desaparecidos no município do estado do Rio de Janeiro.

Saque calamidade do FGTS

A Caixa afirma que parte dos moradores de Petrópolis já estão habilitados a solicitar o saque calamidade do FGTS. O banco irá auxiliar o município a providenciar os documentos que são necessários para a liberação do saque a outros moradores da cidade, já que a liberação depende do envio de uma declaração da Defesa Civil que constata as áreas afetadas pela chuva.

O trabalhador pode solicitar o saque calamidade, que pode chegar até R$ 6.220,00, através do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS) e lá é possível indicar se deseja receber o dinheiro na conta bancária da Caixa ou de outro banco. A solicitação do saque calamidade do FGTS pode ser efetuada até dia 2 de maio de 2022.

Financiamento Habitacional da Caixa

Os moradores de Petrópolis que têm financiamento habitacional com a Caixa Econômica Federal poderão solicitar a pausa dos pagamentos dos contratos por até 90 dias. E os clientes que estão inadimplentes poderão solicitar a inclusão das parcelas em atraso ao saldo devedor do financiamento.

A Caixa também prestará assistência aos clientes impactados pelas chuvas no acionamento de seguros e dará preferência ao pagamento das indenizações desses moradores de Petrópolis.

Os hospitais da cidade fluminense que tiverem financiamento com a Caixa também terão a possibilidade de solicitar a pausa dos pagamentos.

Caminhão-agência da Caixa

Está a caminho de Petrópolis um caminhão-agência da Caixa que prestará serviços bancários fundamentais para os moradores, como a concessão de crédito, o pagamento de benefícios de programas sociais e desbloqueio de cartão. O caminhão-agência tem previsão de funcionamento em dias úteis das 10h às 16h, a partir de hoje (18 de fevereiro de 2022).

Além do caminhão-agência, a Caixa também presta atendimento através dos canais digitais, como o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS), internet banking e também pelo WhatsApp Caixa pelo número 0800 104 0104.

Ações do governo

O governo federal também adotou algumas medidas para atenuar o sofrimento causado pelas chuvas em Petrópolis. No dia 17 de fevereiro de 2022, o Ministério da Defesa concedeu o uso das Forças Armadas na cidade. Também está previsto para o dia de hoje (18 de fevereiro) o sobrevoo do presidente Jair Bolsonaro na região. O presidente também anunciou que uma medida provisória será editada pelo governo para ajudar a cidade.

O governo do estado do Rio de Janeiro repassou R$ 30 milhões para a cidade de Petrópolis.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: cesarvr / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

23 − 17 =