Novas regras para tirar ou renovar a CNH 2022


A partir das mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as novas regras para tirar ou renovar a CNH já estão valendo em 2022. Em suma, as alterações no CTG foram realizadas em 2021, foram aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidência. Ademais, as novas regras elevam os prazos de renovação, assim como mudam o modelo da CNH, entre outras mudanças. Sendo assim, confira abaixo, as novas regras.

É provável que você também goste:

Como Inter, Nubank e C6: PagBank lança novo produto que permite aumentar limite por conta própria

Imposto de Renda: o que define quem recebe restituição e quem deve pagar ao Leão?

Novas regras para tirar ou renovar a CNH 2022

Em suma, agora haverão os novos prazos para renovar a CNH. Ou seja, quem tirar o novo documento em 2022 e tiver até 50 anos, terá uma CNH com validade de 10 anos. Por outro lado, para os condutores entre 50 e 70 anos a validade será de 5 anos. Enquanto isso, quem tem acima de 70 anos, terá o prazo será de 3 anos.

Além disso, para que o motorista não dependa somente de si mesmo para lembrar de renovar a carteira, cada Detran é responsável por enviar uma notificação, avisando do vencimento. O aviso deve ocorrer com 30 dias de antecedência do fim da validade do documento.

Ademais, os motoristas precisarão quitar todos os débitos que tiverem, estejam eles relacionados aos veículos em seus nomes ou aos próprios condutores. Ademais, outras alterações sobre tirar ou renovar a CNH, diz respeito às categorias da CNH. Em suma, o novo código manteve as 5 categorias de documento, com as seguintes características:

  • A: veículo com motor de 2 a 3 rodas;
  • B: veículo com motor, que não faça parte da categoria A e que tenha até 3,5 toneladas. É possível ter no máximo 9 lugares;
  • C: veículo para transporte de carga com mais de 3,5 toneladas;
  • D: veículo para transporte de passageiros com mais de 9 lugares (contando o motorista), com ao menos 21 anos, 2 anos de categoria B e um de categoria C;
  • E: veículos dentro das categorias B, C ou D com mais de 6 toneladas (reboque, semirreboque, trailer) ou lotação maior do que 8 lugares.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: NDAB Creativity / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

14 + = 16