Pagadoras de dividendos podem chegar à bolsa brasileira no fim de 2022


Atendendo ao pedido de muitos investidores brasileiros, a listagem de ETFs que pagam dividendos a seus acionistas deve ser liberada na B3 ainda em 2022. De acordo com a bolsa, a informação está prevista para divulgação no quarto trimestre do ano. Para quem não sabe, os ETFs (exchange traded funds) são fundos que replicam índices e têm as cotas negociadas no pregão. Gabriela Shibata, gerente de Cash Equities da B3, revelou as informações ao site InfoMoney.

ETFs pagadoras de dividendos podem chegar à bolsa brasileira no fim de 2022

Dessa forma, de acordo com a entrevista, Shibata explicou que, atualmente, existem alguns entraves no Brasil que impedem a criação de ETFs que pagam dividendos. Segundo ela, o que faltaria é um desenvolvimento de sistema por parte da B3. Contudo, isso está previsto para o quarto trimestre de 2022.

Além disso, outro aspecto é sobre a regulação da comissão de valores mobiliários, a CVM. Segundo Gabriela Shibata, atualmente os ETFs listados na B3 seguem a instrução CVM 359. Ela aponta que os ETFs devem sempre estar atrelados à performance do índice de referência. Portanto, é preciso obter o mesmo desempenho, sendo apenas permitido uma pequena diferença entre o retorno do ETF e do índice replicado.

Na prática, a instrução 359 já permite que os ETFs distribuam dividendos. O problema é que, na hora de realizar o cálculo, os índices são divididos em dois grupos: os índices total return e os índices price return. O price return é um índice de distribuição, que permite distribuição dos proventos aos cotistas. Mas, hoje, eles são comuns apenas nos Estados Unidos.

Por fim, é exatamente isso que a B3 pretende viabilizar. Ou seja, permitir que os ETFs possam distribuir dividendos, e facilitem a adequação do mercado a este tipo de índice. “Vemos demanda deste tipo de ETF, algo que tem procura dos investidores. Também há gestores interessados”, diz a gerente da B3.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Miha Creative / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

40 − = 35