Pinterest x Marketing Digital

Marketing Digital

Uma estratégia de marketing digital tem de ser completa, e isso inclui trabalhar com diferentes redes sociais, entre elas a Pinterest. As redes sociais são actualmente uma das formas que as empresas utilizam para gerar tráfego. No entanto, cada uma delas tem um diferenciador.

O Pinterest está a crescer tem atualmente 300 milhões de utilizadores activos por mês – e não pode deixar de ser incluído na estratégia de marketing digital das marcas.

Veja o que oferece e por que razão a sua empresa deve estar presente na plataforma.

TEM ESPAÇO PARA A SUA EMPRESA

Uma das vantagens do Pinterest é que é uma plataforma escassamente povoada no Brasil. Isto significa que as pessoas nem sempre conseguem encontrar conteúdos de qualidade, o que é uma excelente oportunidade para as empresas que querem crescer rapidamente.

Permite que a empresa ganhe visibilidade, destacando-se pelo seu diferencial, desde que seja desenvolvida uma boa estratégia de conteúdo.

GERA MUITO TRÁFEGO

Ao contrário do que acontece com outras redes sociais, as pessoas que utilizam o Pinterest estão à procura de algum conteúdo. Querem chegar a alguma informação e não o contrário, com uma ideia a ser-lhes vendida.

Este facto por si só torna a geração de tráfego para a página da empresa muito mais elevada. Há um interesse real que resulta em cliques.

NÃO PRECISA DE MUITOS SEGUIDORES

Se a empresa está preocupada em ganhar seguidores para aparecer na ração, no Pinterest não há tal preocupação. Esta rede social funciona de forma diferente, como uma espécie de motor de busca que exibe os resultados, independentemente de se seguir ou não alguém.

Qualquer pessoa pode ter acesso à publicação, desde que esta apareça nas pesquisas. Para ter um resultado mais positivo e aparecer entre os primeiros, é necessário estruturar uma estratégia de marketing digital adaptada à plataforma.

APARECE EM MOTORES DE BUSCA COMO O GOOGLE

Atualmente, uma boa parte das pessoas chega a uma página através de motores de busca, porque podem encontrar o que aí procuram.

Esta é uma estratégia de marketing digital utilizada pela maioria das empresas, por exemplo, Smartia. Tem parcerias com corretores bem avaliados, que trabalham com as melhores companhias de seguros do Brasil.

Ao optimizar as suas páginas para melhorar o seu posicionamento no Google, pode atrair mais visitantes e atingir os seus objectivos de marketing e vendas.

TODOS OS PINS TÊM LINKS

A conversão torna-se muito mais fácil quando existe um link onde o visitante pode clicar. A vantagem é que cada pino que criar terá uma ligação, e poderá escolher para onde vai.

Mesmo quando se publica um pino, se o link não tiver sido guardado, será incluído automaticamente. Desta forma, quando a pessoa clica, será automaticamente direccionada para o seu negócio online.

OS UTILIZADORES ESTÃO ENVOLVIDOS

Devido ao formato utilizado nesta rede social, os utilizadores tornam-se muito mais empenhados. Não só têm acesso à informação que procuram, não sendo vendidos, mas também há muito conteúdo visual. Para ter uma ideia, 8 em cada 10 utilizadores de Pinterest adquiriram produtos baseados no conteúdo que consumiram destas marcas na plataforma.

INTEGRA-SE COM OUTRAS REDES SOCIAIS E WEBSITE

Uma das coisas que o Pinterest rapidamente identificou foi a necessidade de integração com outras redes sociais, afinal, os utilizadores estão espalhados por elas.

Um pin postado pode ser visto no Facebook ou Twitter e atrair mais olhares, gerando envolvimento e tráfego. Embora algumas acções ainda sejam manuais, é possível ter bons resultados com esta partilha.

POSSIBILIDADE DE UTILIZAR A ANÁLISE PINTEREST

Para acompanhar os resultados das acções, criando uma conta comercial, pode aceder à Pinterest Analytics. Com ele pode conhecer o desempenho dos pinos, verificar a geração de tráfego para o site e obter informações sobre as pessoas que interagem com as publicações. A tendência é que no futuro terá mais dados para planear acções, mas estas já são de grande valor.

ACESSO À LENTE PINTEREST

As imagens são cada vez mais importantes na Internet, e a Lente de Interesse faz bom uso desta funcionalidade. Permite que as pesquisas sejam feitas por imagens, e não apenas por palavras. A “pesquisa com câmara” permite apontar a câmara do seu telefone para um objecto e fazer uma pesquisa visual.

CONCLUSÃO

O Pinterest não é a rede social mais popular, mas está cheia de possibilidades. Neste momento, pode ser um diferenciador na estratégia de marketing digital, no entanto, num futuro próximo, será uma necessidade para várias marcas quando se trata de geração e conversão de tráfego.

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