Quem atua no ramo empresarial pode ter uma sociedade unipessoal?


Abrir um empreendimento pode ser uma tarefa que causa muitas dúvidas, é comum que os empreendedores tenham diversos questionamentos sobre os procedimentos necessários para abrir um negócio, como, quem pode abrir uma sociedade unipessoal.

A Sociedade Unipessoal Limitada (SLU), é uma categoria de empresa onde não existe a necessidade de ter sócios para a abertura de um empreendimento, porém, existem muitas dúvidas sobre o funcionamento da SLU.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba se você pode abrir uma Sociedade Unipessoal, se mantenha informado!

Te desejamos uma boa Leitura!

O que é uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é uma categoria de empresa onde um empreendedor pode abrir seu negócio sem a necessidade de sócios, antes as opções eram muito limitadas, mas, desde 2019, isso mudou.

A Sociedade Limitada Unipessoal foi criada por meio da MP 881/2019, conhecida como “MP da Liberdade Econômica”, convertida na Lei 13.874 de 2019. Ela tem a finalidade de desburocratizar o processo de abertura de empresas.

A criação da SLU levou a EIRELI a extinção, afinal, a SLU apresenta todas as vantagens da Eireli, sem a necessidade de um capital social, como acontecia antes, ou seja, a criação da SLU é um ponto positivo para os empreendedores brasileiros.

Quem pode ter uma sociedade unipessoal?

A abertura de uma Sociedade Limitada Unipessoal pode ser feita por qualquer adulto ou cidadãos emancipados que pretendam abrir uma empresa sem a presença de sócios.

Essa empresa possibilita que profissões e atividades econômicas que não são contempladas em outras naturezas, como médicos, possam ter suas próprias empresas sem um sócio.

A SLU não tem limitações para o número de empresas abertas nesse modelo. Sendo assim, um empresário individual pode abrir diversos empreendimentos nesta modalidade sem problemas.

Quem já trabalha no ramo empresarial pode abrir uma Sociedade Unipessoal? Observe a resposta:

Como citamos, a Sociedade Unipessoal não apresenta limitações para a abertura de outras empresas nesse modelo.

Por conta disso, um empresário individual pode abrir diversas empresas nesta modalidade.

Conclusão

A SLU ajuda os empreendedores brasileiros que não desejam ter sócios, porém, dúvidas sempre surgem, isso é comum em qualquer modelo empresarial.

Concluindo, a Sociedade unipessoal ajuda muitos cidadãos e, além disso, ela também serve para os profissionais que já estão inseridos no ramo empresarial, oferecendo diversas vantagens para esses empresários.

Portanto, sim, quem já atua no ramo empresarial pode ter uma sociedade unipessoal e aproveitar os benefícios dessa modalidade como a dispensa do capital social.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

+ 89 = 91