Saque do FGTS será anunciado na quinta-feira; veja como consultar saldo


O governo federal deve anunciar na quinta-feira, 17, uma série de medidas econômicas para impulsionar a economia. Entre elas, está a liberação de um novo saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada no valor de até R$ 1.000. O presidente Jair Bolsonaro deve assinar uma medida provisória amanhã com as regras para o saque. 

Em evento do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da Exame) realizado no final do mês passado, Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou que a possibilidade do saque do FGTS visa ajudar os brasileiros endividados. “Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados. São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Às vezes, o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS. Por que não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”, afirmou no evento.

Quer aprender sobre ações, mas não sabe onde começar? Confira este curso exclusivo da EXAME e dê os primeiros passos.

Em 2020, no auge da pandemia, o governo adotou uma medida semelhante e, com a edição de uma medida provisória, liberou o pagamento do saque emergencial. Na época, o trabalhador poderia sacar até R$ 1.045 das contas ativas e inativas do FGTS. E o saque era realizado em espécie nas unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nas agências da Caixa. Os detalhes de como serão feitos os novos saques também serão anunciados amanhã pela Caixa.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

+ 10 = 20