Selic em alta, como ficam as taxas de empréstimo consignado?


Com a taxa da Selic a 10,75%, além da expectativa de novos aumentos, qual será a nova taxa de juros para empréstimo consignado? Afinal, aposentados e pensionistas do INSS que precisam de um empréstimo consignado vão pagar mais caro por ele? A verdade é que, desde o dia 10 de dezembro, as instituições que oferecem a modalidade já podem cobrar os novos juros. Mas, para entender melhor como ficam as taxas, confira a seguir!

Com a alta da Selic, como ficam as taxas para empréstimo consignado?

Dessa forma, com alta da taxa Selic, a taxa máxima de juros a ser paga no empréstimo consignado também mudou. Nesse caso, passou de 1,80% por mês para 2,14%. Já no cartão de crédito consignado, a taxa, que antes era de 2,7% ao mês, foi para 3,06%.

Vale lembrar que, pelas regras, um banco pode cobrar juros diversos e definidos por ele. Contudo, não pode ultrapassar o limite autorizado pelo Banco Central. Portanto, mesmo com a alta das taxas de empréstimo consignado, ainda é possível conseguir o crédito mais barato. Tudo depende da instituição bancária que você escolher.

Dentro das regras para empréstimo consignado do INSS, também estão a quantidade máxima de meses para pagar, e o limite que pode ser emprestado pelo aposentado. Com a pandemia, essas regras mudaram um pouco, mas em 2022 as regras já devem voltar ao normal. Assim, aposentados ou pensionistas poderão comprometer até 35% de sua renda mensal com essas dívidas.

Por fim, além de decidir sobre os juros do empréstimo, o Banco Central também decidiu em novembro que haverá um programa de educação financeira e previdenciária para aposentados, pensionistas e suas famílias. Sendo custeado pelas instituições bancárias. Isso, contudo, ainda não foi detalhada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Billion Photos / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

15 − 12 =