Dicas de SEO: saiba tudo sobre!

SEO

Se já sabe o que é SEO, compreende como esta ferramenta pode ser relevante para a sua estratégia de atrair visitantes para as páginas do seu website.

Com mais de mil milhões de pesquisas feitas todos os meses no Google, o mecanismo tornou-se uma plataforma indispensável para aqueles que querem estar onde os seus clientes estão, oferecendo conteúdos relevantes e ajudando a avançar em cada passo do funil de vendas.

Mas como alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa num ambiente tão competitivo como o Google?

Abaixo reunimos um guia com dicas práticas e eficientes de SEO que trarão o retorno esperado!

5 dicas de SEO para alcançar as primeiras posições nos motores de busca

1. Palavras-chave

As pesquisas no Google são feitas através de palavras, certo?

É por isso que elas são tão importantes em SEO.

Se quiser classificar uma página para uma palavra-chave, deve usar essa palavra-chave na sua página. Simples, não é?

A ideia é fazer o Google entender que a sua página responde à “pergunta” feita durante a pesquisa do utilizador.

Este entendimento torna-se mais fácil quando se inclui o termo de pesquisa no seu conteúdo.

Evidentemente, isto não é a única coisa que fará com que a sua página fique em primeiro lugar na lista de resultados orgânicos. No entanto, este é o primeiro passo!

Mas quais as palavras a utilizar?

Terá de descobrir quais são as palavras mais pesquisadas no Google, dentro do seu nicho.

A ferramenta de palavras-chave Google Adwords – o Google Keyword Planner – é uma ferramenta gratuita concebida para o ajudar a encontrar quais as palavras-chave que estão a ser mais procuradas.

A partir da pesquisa destas palavras, a sua equipa pode criar páginas e conteúdos optimizados para estes termos.

Assegure-se de que as suas palavras-chave aparecem em

títulos de página;
manchetes;
alt-tags;
URLs;
metatítulos;
meta descrições;
título e alt-titles da imagem.
Se o seu sítio for construído em WordPress, o plugin Yoast SEO pode facilitar a edição das suas meta-descrições.

Além disso, o Yoast SEO mostrar-lhe-á uma análise SEO de página, indicando possíveis melhorias.

Leia mais em: Guia para principiantes de SEO: como colocar palavras-chave no seu sítio

2. Conteúdo relevante

Uma forma de aumentar o número de páginas no seu sítio é criar um blogue e investir na produção de conteúdos relevantes com base nas suas palavras-chave que encontrou aplicando o passo um.

Preencher o seu sítio com conteúdo de qualidade é uma das mais importantes dicas de SEO neste, e em todas as outras, guias que encontrará.

Para além de contribuir para SEO, o marketing de conteúdo é uma das acções mais importantes do Inbound Marketing.

Quer encontrar mais dicas sobre como escrever conteúdos valiosos que contribuam para SEO e para as fases do funil de vendas? Confira as dicas no vídeo abaixo.

3. Ligações internas

A ligação entre o conteúdo e as páginas do seu site é outra das dicas de SEO de fácil aplicação.

Sabe aquelas palavras com uma cor diferente que aparecem ao longo do texto em que pode clicar? É isso mesmo. São uma ligação interna ou externa.

Esta estratégia ajuda a manter os utilizadores no seu sítio por mais tempo, visitando mais páginas.

Isto ajuda o Google a compreender o seu canal como relevante e é fundamental para o motor de busca colocar a sua página entre os primeiros dos resultados relacionados.

Se o seu site ou blogue tiver posts antigos, faça uma revisão e insira links internos para outros posts ou páginas do seu site.

As ligações internas ajudam na navegação do utilizador e podem melhorar a autoridade do domínio de um sítio e o poder de classificação.

Assegure-se de que as suas ligações são relevantes. Não estabeleça ligações simplesmente por causa da criação de ligações.

4. Link Building

Além de carregar o seu site com ligações internas, uma das dicas mais importantes de SEO é maximizar as suas ligações externas.

Dentro da estratégia de construção de links, quanto mais uma página do seu site estiver ligada a outros sites relevantes, mais o Google a considerará relevante.

Como vimos até agora, a relevância é fundamental para “conquistar” o algoritmo do Google.

O objetivo aqui é também fazer com que os sites relevantes também incluam links para o seu conteúdo, nas suas páginas.

Atenção! Numa estratégia de construção de links, alguns links de alta autoridade farão muito mais por si do que muitos links de baixa qualidade.

Para obter ligações em atraso, contacte os canais que considere relevantes e que atendam a pessoas semelhantes às suas. Esta parceria pode ser benéfica para todas as partes!

5. Tempo de carregamento da página

A velocidade de carregamento das suas páginas afecta directamente o resultado das suas acções SEO.

Idealmente, o seu site deve ser carregado em três segundos ou menos.

Uma baixa velocidade de carregamento de páginas também pode levar a uma alta taxa de ressalto, o que pode prejudicar ainda mais as classificações do seu motor de busca.

Quer saber mais como impulsionar o seu negócio: 

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