separe a vida pessoal do trabalho com essas 4 dicas


É comum que uma pessoa que possui o próprio negócio tenha dificuldade para se desligar do trabalho ou utilize o final de semana para refletir sobre os assuntos profissionais, sem descansar. 

As mudanças digitais e a possibilidade de poder trabalhar em qualquer hora e lugar colaboram para que empreendedores não consigam se desvincular dos negócios no tempo livre.

Além disso, compreende-se que o atual cenário socioeconômico brasileiro não permite que empreendedores novatos ou que têm negócios de pequenos portes possam ter um tempo consigo mesmos. Eles precisam resolver os assuntos profissionais em razão das necessidades familiares. 

Algumas dicas podem ser seguidas para separar a vida pessoal do trabalho e poder não cair em um esgotamento mental ou em crises de ansiedade. Confira quais são!

1. Filtrar o que realmente é urgente 

Saber considerar e separar o que é urgente do que é somente importante, é bastante necessário. As pessoas tendem a confundir o que é importante e o que é urgente, acabando por dar atenção a situações não necessárias para aquele momento. Nem tudo deve ser resolvido imediatamente.

2. Saber até que ponto se pode ir 

Compreender e reconhecer quais são os limites é uma dica muito importante, assim como saber dizer “não” quando de fato for necessário. Portanto, o empreendedor precisa dar exemplo aos seus funcionários e estabelecer em sua empresa um conjunto de boas práticas que ajudem a todos também a se desligarem.

3. Mudar o estilo de vida

Tentar inserir na rotina momentos mais sozinhos, destinados ao cuidado do corpo por completo (podendo ser uma atividade física ou um hobby) é uma ótima opção. Dessa forma, é importante não depositar desafios, metas e deadlines nas atividades porque não terá nenhuma lógica, já que o cenário de produtividade que existe no trabalho aparece novamente. 

Outro ponto relevante é passar um tempo de qualidade com a família e amigos, em que seja possível se desconectar dos negócios.

4. Buscar ajuda profissional

Caso a situação esteja tão pesada ao ponto de causar sofrimento psicológico, o empreendedor deve buscar ajuda de um profissional especializado no assunto, para que ele possa intervir de maneira adequada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: mavo / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

− 1 = 1