Teve o benefício do INSS suspenso? Saiba o que você pode fazer


Por vezes, algumas pessoas se deparam com um grande problema: o bloqueio e/ou não recebimento do benefício do INSS. Em suma, alguns cidadãos acabam tendo benefícios negados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O grande problema dessa situação é que essa falha só ocorre quando a pessoa solicita o recebimento de algum valor do governo. O INSS pode negar o benefício da aposentadoria, acidentes, invalidez, doenças ou outras situações do gênero.

Em algumas situações, o que impede o recebimento do benefício é algo muito simples. Uma informação equivocada ou incompleta no cadastro do beneficiário pode gerar erros no momento do recebimento. Dessa forma, boa parte das ocorrências do INSS podem ser evitadas com antecedência.

É provável que você também goste:

Atenção: INSS libera novo auxílio de R$ 606

Aumente sua renda: Pedido de revisão da aposentadoria do INSS; como fazer?

INSS: conheça as novas regras para a prova de vida

Teve o benefício do INSS suspenso? Saiba o que você pode fazer

Se você pediu o recebimento de um benefício do INSS e ganhou a resposta negativa, é importante manter calma. Afinal, você precisa entender o que ocorreu e identificar onde está o erro.

Se a solicitação está atrelada à aposentadoria ou à pensão por morte, você precisa ler o processo administrativo. No documento, há os motivos que barram o recebimento do benefício do INSS. Sendo assim, ao saber qual a causa da negação, você pode:

1 – Recorra ao INSS

Em suma, entre em contato via telefone, pelo número 135, ou via internet, no site Meu INSS.

2 – Encaminhe um novo pedido administrativo

Realize uma nova solicitação. Para isso, você precisará de:

  • Documentos pessoais;
  • Motivos que fazem você discordar da decisão do INSS;
  • Outros documentos que o cidadão deseje adicionar para defender o recebimento do benefício do INSS.

Por fim, entre em contato com o INSS para saber como fazer isso. Ou ainda, acesse o MEU INSS e busque por: “pedido administrativo”.

3 – Ingresse com uma ação judicial

A atitude mais indicada é procurar um advogado para ter as orientações adequadas. Ou seja, nunca inicie um processo judicial por conta própria, sem conhecimento técnico, para reaver o benefício do INSS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

4 + = 14