Você conhece os serviços e as vantagens do cartório digital?


O mundo está cada vez mais tecnológico e a internet é onde recorremos para resolver assuntos burocráticos e até mesmo lazer. Quando o assunto é relativo a cartório, muitos serviços estão sendo agregados a fim de se evitar ter que ir presencialmente. Trata-se do cartório digital, que oferece muitas vantagens como a praticidade e economia de tempo.

A pandemia ainda veio para acelerar mais o processo e contribuir para que o cidadão não perca tanto tempo em filas e no deslocamento até o cartório.

O que é um cartório digital?

O cartório digital nada mais é do que uma plataforma online que oferece serviços cartoriais, permitindo que as pessoas utilizem seus recursos, por meio do registro e certificação de arquivos e documentos eletrônicos pela internet. Isso é feito com o mesmo reconhecimento e autenticidade dos cartórios físicos, mas com muito mais agilidade e velocidade.

Com isso, a necessidade de se locomover fisicamente, enfrentar filas imensas ou imprimir inúmeras cópias será apenas uma lembrança de um passado recente, porém, pouco prático.

Como funciona um cartório digital?

Na prática, o cartório digital funciona por meio de uma plataforma específica que permite a comunicação online entre o tabelionato e o usuário e conta com um certificado digital. Dependendo da solicitação, os serviços e documentos podem ser expedidos em questão de minutos ou horas, em formato eletrônico, enviados por e-mail aos solicitantes.

Os serviços são realizados completamente online, tornando o dia a dia mais ágil, facilitando a vida dos profissionais. Tudo pode ser feito remotamente, pelo computador. É muito importante frisar que os documentos gerados no ambiente virtual são tão válidos e seguros quanto os físicos, pois é utilizado os processos de criptografia.

Há um selo digital e um QR Code únicos, para que tudo seja reconhecido e autenticado. As tarefas administrativas e burocráticas se tornaram mais acessíveis. Com isso, desde que você tenha acesso à internet, tornou-se viável, de qualquer lugar do mundo, fazer uma solicitação, emitir certidões ou mesmo atualizar matrículas de imóveis.

Como é o serviço do cartório digital na prática?

O processo não costuma gerar problemas aos usuários. Será preciso um certificado digital, como o e-CPF, que pode ser requerido em uma autoridade certificadora. Isso garante a autenticidade e a integridade dos documentos.

Depois, o cidadão enviará os dados e solicitará os processos que deseja fazer, para que, em seguida, receba uma análise prévia do preço e os detalhamentos. Ao confirmar, será preciso acessar o software do cartório digital escolhido via web, confirmando sua assinatura. Feito esse procedimento, a pessoa receberá uma mensagem com o que foi solicitado devidamente validado.

Quais os documentos podem ser solicitados no cartório digital?

Entre as principais opções de serviços, uma de maior destaque é com relação a documentação usada comumente no mercado imobiliário, como no financiamento de imóveis.

Sendo assim, a pessoa poderá solicitar a emissão de contratos, certidões de nascimento, casamento e óbito, declarações, escrituras públicas e assim por diante. Também é possível fazer consultas eletrônicas, legalizar procurações, emitir autorizações, perícias, traduções, procuração com firma reconhecida, registro de prontuário de funcionário e praticamente tudo que poderia ser feito em um cartório físico.

Enfim, cerca de 93% da totalidade dos serviços de cartório já estão disponíveis on-line. Atualmente, há mais de 150 serviços eletrônicos à disposição da população. Para acessar o serviço entre no site  www.cartorioonlinebrasil.com.br que vão desde a consulta de registros, passando pelo pedido e busca de certidões, além do envio de documentos para o exterior. 



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

+ 35 = 39