Marketing Digital: Whatsapp para negócios

Após os saltos de tecnologia que vivenciamos nos últimos anos, precisamos destacar que agora é a era do Mobile Marketing Digital. Para quem quer garantir uma vantagem competitiva no mercado e atrair mais clientes, atingir o público nos smartphones é essencial. Por isso, precisamos falar do uso do WhatsApp para Negócios, um canal que todas as marcas precisam utilizar.

Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo – número alcançado em 2020 – o WhatsApp está sempre nas posições mais altas na lista de redes sociais mais usadas. Só no Brasil, são 120 milhões de usuários.

Na prática, o uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing acontece por conta de 5 fatores decisivos:

  • – Seu uso é gratuito;
  • – É o app mais utilizado pela população, com frequência de uso diário;
  • – É muito simples de usar;
  • – Facilita o atendimento instantâneo com o público;
  • – Permite ações de comunicação individuais.

Investir nesse canal de comunicação é uma tendência por conta desses motivos e de outro ainda mais importante: o WhatsApp é adaptável para diferentes tipos de negócio. Seja B2B ou B2C, ecommerce de produtos ou venda de serviços, todas as organizações podem se beneficiar com o uso da ferramenta.

Por conta do seu potencial para envolver os consumidores de uma forma mais íntima e direta, usar este canal pode ser a chave para a melhora de desempenho de qualquer área de Marketing ou de Vendas.

Mas como podemos usar o WhatsApp para Negócios e fazer ações mais eficientes? É isso que vamos apresentar a partir de agora!

Combine suas estratégias do WhatsApp com as funcionalidades do RD Station Marketing

Existem diversas ferramentas de Marketing Digital no mercado, com as mais variadas funções. Mas, para fortalecer suas ações no WhatsApp, é fundamental contar com uma que possa oferecer funcionalidades eficientes para colocar tudo o que você precisa em prática.

Dependendo da escala de suas campanhas de marketing e de como você deseja utilizar o WhatsApp como parte de uma estratégia robusta, é importante ficar atento para selecionar a ferramenta de marketing capaz de fornecer o suporte necessário.

É por isso que utilizar o RD Station Marketing, em conjunto com o WhatsApp, permitirá que você não apenas execute campanhas de divulgação neste canal, mas também realize outras atividades, como:

  • Gerar novos contatos e iniciar uma conversa dentro do aplicativo, através da nova funcionalidade Botão de WhatsApp;
  • Criar Landing Pages de forma rápida e direcionar as conversões para uma conversa de WhatsApp;
  • Filtrar e segmentar seus Leads;
  • Implementar seus fluxos de nutrição com Automação de Marketing;
  • Manter o registro das respostas recebidas nos seus formulários;
  • Enviar Leads automaticamente para seus vendedores quando estiverem prontos para a compra;
  • E muito mais!

Marketing Digital X WhatsApp: como usar essa estrategia para o seu negócio?

Diferente do Whatsapp pessoal, a versão WhatsApp Business é voltada para negócios e conta com diversos recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus Leads e clientes.

OWhatsApp Business é a versão do WhatsApp para ser utilizada por empresas. É um aplicativo gratuito que possibilita a interação direta com clientes através de uma conta comercial do WhatsApp. Com ele, é possível usar ferramentas que classificam, automatizam e respondem mensagens rapidamente.

Ele está disponível para Android e iOS. Da mesma maneira que é feito com os perfis pessoais, é possível usar a ferramenta diretamente no navegador por meio do WhatsApp Web. Mas, será que essa ferramenta pode ser útil em uma estratégia de Marketing?

Sabemos que hoje é comum usar uma estratégia de canais como Email Marketing ou Redes Sociais para se relacionar com o público-alvo.

No entanto, o volume de usuários que pode ser impactado com campanhas de marketing no WhatsApp é tão alto que mais de 80% pequenas empresas no Brasil afirmam que o WhatsApp ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios (fonte: estudo Morning Consult).

Incluir o WhatsApp como canal de aquisição e relacionamento na estratégia de Marketing traz diferentes vantagens, como a comunicação mais rápida entre empresa, Leads e clientes. E contar com a versão Business amplia ainda mais esses benefícios.

Por que devo usar o WhatsApp Business para o meu negócio?

O principal motivo para usar o WhatsApp nas suas ações de marketing é o tamanho da audiência do aplicativo, que torna este o canal mais atraente para qualquer ação de comunicação. Isso é ainda mais importante se a atuação da sua empresa é focada no Brasil, já que contamos com 120 milhões de usuários ativos.

 

Mas além disso, podemos listar mais 3 razões principais para deixar claro por que o seu negócio deve considerar o uso da versão Business, principalmente nas estratégias de Marketing Digital:

  1. O WhatsApp é um canal rápido de atendimento ao cliente. Ele permite que as empresas se envolvam com os clientes da mesma maneira que costumam fazer em uma conversa pessoal, garantindo um retorno rápido em uma plataforma onde o público fica confortável para manter um fluxo de comunicação. Também é gratuito e não requer nenhuma instalação nova para os clientes;
  2. Ainda é subestimado como um canal de Marketing Digital. As comunicações através desse canal podem criar relacionamentos com os usuários que fortalecem a confiança na marca, mas ainda são poucas empresas que buscam maneiras de utilizá-lo para melhorar os seus resultados. Essa é uma oportunidade que pode aproveitar;
  3. Pequenas e médias empresas podem criar ações de marketing com o WhatsApp. Diferentemente de estratégias mais caras, que apenas grandes marcas podem utilizar, o uso do WhatsApp pode ser feito por qualquer empresa, até mesmo por microempreendedores.

Além de tudo isso, podemos dizer que a comunidade que utiliza o WhatsApp é tão diversificada que é quase impossível não atingir seu público através deste canal.

Você usa o WhatsApp pessoal para vender? Vamos explicar porque você deveria mudar

A melhor maneira de entender os problemas gerados pelo uso de uma conta pessoal do WhatsApp para vendas é através de um exemplo.

Coloque-se no lugar de seus clientes. Imagine que você queira comprar um celular novo. Você pesquisa as diferentes marcas e modelos disponíveis, checa os comentários no Google e no YouTube, avalia os diferentes preços e seleciona as possíveis lojas para comprar seu produto on-line.

Quando você escolhe uma loja, a primeira coisa que faz é visitar o site ou a página no InstagramV para ver como contatá-los para realizar sua compra. Você descobre que no site eles têm um botão WhatsApp instalado, o que permitirá que você converse com um vendedor diretamente de seu telefone. Excelente!

Quando a janela de bate-papo abre no aplicativo, você descobre que o avatar do contato não tem o logotipo da loja, mas a foto de uma pessoa. A conta também não tem uma mensagem de boas-vindas pré-definida ou respostas automáticas que expliquem quais são as horas de atendimento.

Você escreve uma mensagem para perguntar sobre o produto que deseja comprar e o vendedor não responde. Algumas horas depois, você recebe esta mensagem:

“Não estou trabalhando no momento. Eu te ligo na próxima semana.”

É bem provável que você mude de loja, certo? Dá pra perceber como uma simples mensagem de WhatsApp sem resposta ou uma comunicação ruim pode significar uma venda perdida?

Tudo isso pode ser evitado com as configurações mais simples do WhatsApp Business. Ele foi desenvolvido para resolver justamente esses problemas que antes eram comuns para as empresas que contavam com o WhatsApp como um canal de comunicação.

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